Notícias FEMA

Trabalho de professoras vira capítulo de livro

Trabalho apresentado na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) se torna capítulo de um livro sobre Interdisciplinariedade

O trabalho intitulado “Preparo e caracterização de filmes biodegradáveis reforçados com fibras de cana-de-açúcar”, escrito por Paula Consoli Ireno Franco, aluna na época, pela professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e por Ana Paula Bilck, do Departamento de Ciências de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi publicado no 3º volume do livro eletrônico “Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias” da Editora Atena.  

O livro é organizado por Cleberton Correia Santos e tem como objetivo incentivar os alunos de ensino básico, graduação e pós-graduação, bem como outros pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão a desenvolverem estudos de casos e inovações científicas, contribuindo, assim, na aprendizagem significativa e desenvolvimento socioeconômico rumo à sustentabilidade e avanços tecnológicos.

O capítulo escrito pelas professoras Mary e Ana Paula e pela ex-aluna Paula é fruto de um trabalho feito em 2015 para o Programa de Iniciação Científica (PIC) e apresentado em 2016 para a Sociedade Brasileira de Química, teve como alvo a produção e a caracterização de filmes biodegradáveis para embalagens ativas, preparadas pela técnica de “casting” a partir de blendas poliméricas de amido de mandioca plastificado com glicerol, reforçados com fibras de cana-de-açúcar e com adição de sorbato de potássio como conservante.

O capítulo e o livro podem ser lidos na íntegra através do site da Editora Atenas, clicando aqui. O trabalho está no capítulo 1 do 3º volume de “Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias”.

3º FEMA Running será em novembro com corrida de 5 km e caminhada de 2 km

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizará, no dia 23 de novembro de 2025, a ...

Leia mais

36ª Semana de Tecnologia da FEMA discute futuro da computação

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza, de 22 a 26 de setembro de 2025, a ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos