Projeto de Extensão FEMA Ethos
O projeto de extensão FEMA Ethos é formado por estudantes dos cursos de saúde da FEMA. Através de oficinas, palestras e treinamentos, os membros do projeto aprimoram técnicas para atuação em situações emergenciais.
O que é o FEMA Ethos?
O FEMA Ethos é um projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que se originou no ano de 2012 através do curso de Enfermagem, e atua sob a orientação da professora Dra. Caroline Lourenço, do professor Dr. Daniel Augusto da Silva, da professora Dra. Rosângela Gonçalves Da Silva e da professora Dra. Talita Domingues Caldeirão.
O objetivo do projeto é oferecer capacitações, treinamentos e atualizações em primeiros socorros, suporte básico de vida e suporte avançado de vida, com o intuito de proporcionar, a toda população e profissionais de saúde de Assis e região, novos conhecimentos que possam ser aplicados durante as situações de emergências, visando uma abordagem humanizada e eficiente.
Quem pode participar?
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de saúde da FEMA.
Como participar?
A adesão ao FEMA Ethos é voluntária, e os estudantes interessados em participar precisam passar por um processo seletivo realizado anualmente no segundo semestre, que envolve uma avaliação dissertativa e uma entrevista individual para os candidatos selecionados na primeira fase.
Após ser aprovado no processo seletivo, o estudante passa por uma capacitação e, a partir desse momento, sua participação nos encontros do projeto se torna obrigatória. Ao finalizar sua participação no projeto, o estudante recebe um certificado de conclusão.
Por que participar?
O FEMA Ethos tem como objetivo capacitar e atualizar nossos estudantes em temas relacionados à urgência e emergência, com o propósito de garantir a qualidade do atendimento ao paciente crítico. Além disso, os estudantes também se tornam multiplicadores desse conhecimento, capacitando profissionais de saúde e leigos em primeiros socorros, suporte básico e avançado de vida.
Durante o projeto, eles têm a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com outros estudantes e profissionais da área. Participar do projeto proporciona uma imersão no mundo das urgências, permitindo vivenciar a aplicação prática do conhecimento científico no cuidado ao paciente crítico, que requer agilidade, compromisso e sabedoria por parte dos profissionais.
Duração e carga horária do projeto
O projeto tem uma carga horária de 360 horas, distribuídas por uma duração de dois anos. Durante esse período, o estudante participa de encontros quinzenais e capacitações, onde essas horas serão computadas.