O Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis foi estabelecido como órgão responsável pela gestão dos cursos de graduação e pós-graduação, mantido pela FEMA, em 1988 por meio do parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE) 608/88, de 01 de julho de 1988 e do Decreto Presidencial n.º 96.576, de 24 de agosto de 1988.
Regimento Imesa
O IMESA possui autonomia didático-científica e administrativa, regendo-se pela legislação vigente, pelo estatuto da mantenedora e por seu próprio regimento. Funcionando em âmbito acadêmico, tem por finalidade criar, instalar, anexar, manter e administrar as unidades de ensino que ministram os cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento, extensão universitária e outros. Por força do art. 2º de seu regimento interno, objetiva:
I – contribuir, na área dos cursos que ministra, para a preservação e expansão da ciência e tecnologia, do patrimônio cultural na região, no estado e no país, em consonância com as finalidades estabelecidas no Estatuto da FEMA;
II – formar os alunos dos cursos que ministra, aptos para a inserção em setores profissionais e para participação na sociedade e colaborar na sua formação contínua;
III – criar, instalar, anexar, manter e administrar, outras unidades de ensino e ou pesquisa, com a finalidade de ministrarem Cursos de Graduação, de Pós-graduação, Especialização, Aperfeiçoamento, Extensão universitária e outros;
IV – cooperar com a comunidade, por meio de programas de extensão e prestação de serviços;
V – estabelecer convênios com outras entidades ou órgãos públicos, em função dos objetivos expressos no item II, deste artigo;
VI – incentivar e encaminhar à Mantenedora projetos científicos e de ensino para obtenção de auxílio, concessão de bolsas especiais, formação de pessoal pós-graduado, promoção de congressos, intercâmbio com outras instituições, divulgação das pesquisas realizadas e outros meios ao seu alcance.
Tem por missão promover o ensino, a pesquisa, a extensão e prestação de serviços especializados à comunidade, formando cidadão/profissional ético e empreendedor, altamente capacitado e comprometido com uma sociedade justa e democrática. Busca, ainda, formar profissionais de qualidade e gerar, transmitir e disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais com base nos princípios éticos e humanistas, de modo contribuir para a promoção da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania.
O instituto inicia suas atividades pedagógicas no ano de 1989, com os cursos de Tecnologia em Processamento de Dados e Ciências com Habilitação em Matemática, possibilitando relevante atuação na comunidade local. As formações propostas atraíram para a cidade empresas no âmbito da informática – criando novo viés econômico para uma região mais centrada na economia agrária – e contribuíram para atender às demandas de formação docente qualificada em Matemática para o ciclo básico de educação regional.
A partir da implantação, o crescimento passa a ser contínuo. Em 1996, surge o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Tendo em vista o mercado local e regional, cada vez mais exigente e competitivo, no ano de 1999, cinco novos cursos são implantados: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Direito e Química Industrial (Bacharelado e Licenciatura). Em 2006, com a demanda crescente por profissionais da área da Saúde, o IMESA obtém autorização para implantar o curso de Enfermagem. Já no ano de 2014, têm início Ciências Contábeis e Tecnologia em Fotografia. Consolidando a importância regional da instituição, nos anos de 2016 e 2018, as primeiras turmas de Medicina e Fisioterapia, respectivamente, são formadas. Finalmente, diante das potencialidades da construção civil no Brasil, a instituição passa a oferecer o curso de Engenharia Civil, no ano de 2022, e Arquitetura e Urbanismo, no ano de 2023. Atualmente, são oferecidos doze cursos de graduação, contemplando todas as áreas do conhecimento.
Desde a sua criação, o IMESA tem procurado ser congruente com a aspiração da sociedade brasileira, que exige papel mais firme e participativo das instituições de ensino superior, na oferta de um ensino que atenda, efetivamente, aos interesses e necessidades da comunidade onde se insere e da sociedade nacional como um todo, apresentando sólida ampliação de parcerias e convênios e contribuindo concretamente para a expansão da responsabilidade social da instituição.
A prestação de serviços à comunidade pode ser verificada por meio do desenvolvimento de projetos como a Agência Geração Propaganda, que cria estratégias de comunicação para a Instituição e para a comunidade e fornece suporte de comunicação a organizações do terceiro setor e a projetos sociais voluntários e/ou financiados; a FEMA TV e a Rádio FEMA.
Integrando-se a iniciativas do Governo Federal e visando contribuir para a formação cidadã dos estudantes, o IMESA participou de duas edições do Projeto Rondon, em janeiro (nos estados de Tocantins e Goiás) e em julho (em Pernambuco) de 2010, o que motivou a instituição, no ano de 2011, do Projeto de Extensão Universitária FEMA Rondon, desenvolvido por professores e alunos com o intuito de estimular o empreendedorismo e o voluntariado na instituição. Dentre os projetos de extensão, podem ser citados, ainda, o FEMA Robótica, destinado a apresentar a alunos da educação básica conceitos iniciais de Robótica, Programação e Eletrônica e o FEMA Ethos, que busca capacitar os estudantes da área da Saúde para atuação em situações de emergência e urgência.
Internamente, alunos e professores contam com um ambiente virtual de aprendizado para suporte de comunicação e informação complementando as aulas presenciais. Nesse ambiente, os alunos podem adequar seus horários de trabalho às atividades de seu curso e as aulas tornam-se mais eficazes e dinâmicas. É possível discutir e solucionar dúvidas com os professores e os colegas, interação que permite uma forma inovadora de aprendizagem. O material utilizado nas aulas pelo professor (slides, filmes, entrevistas, exercícios, jogos on-line etc.) é disponibilizado aos alunos no próprio ambiente. O ambiente virtual de aprendizado e os laboratórios de ensino representam novos espaços educacionais cujas atividades registram o sentido de desenvolvimento, evolução e inovação, norteadores dos princípios institucionais.
No IMESA, os estudantes são convidados a envolver-se com a pesquisa através do Programa de Iniciação Científica (PIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Este envolvimento objetiva igualmente manter o professor atualizado em sua área, uma vez que o convívio com a pesquisa, a iniciação científica e a extensão, promovem oportunidades à comunidade acadêmica de formação continuada e consolidam a excelência no ensino.
Nesse contexto, os docentes também trabalham na produção de artigos que podem ser publicados na revista INTELECTO, publicação de cultura, arte e ciência organizada e editada pelos professores da instituição. Programada para divulgar pesquisas, estudos e reflexões sobre as várias áreas do conhecimento, a revista INTELECTO representa mais um instrumento de estímulo para a produção acadêmica, tendo em vista a busca constante da excelência. É também mais um canal de diálogo com outros profissionais e outras instituições, além de ser uma prestação de contas à sociedade, dos resultados obtidos na instituição.
Tal atuação do IMESA visa a contribuir para a qualidade de vida da população, buscando a integração contínua entre ensino e pesquisa e demonstrando a responsabilidade social da instituição, o que faz do IMESA uma referência como centro educacional, polo regional de pesquisa e extensão de serviços prestados à comunidade.