METODOLOGIA DE ENSINO
Estratégias de Ensino
O curso procurará atingir maior eficácia na qualificação da formação profissional reunindo três estratégias principais:
a) Projeto pedagógico embasado em estratégias de metodologias ativas de aprendizagem, tais como a Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia da Problematização, TBL (Aprendizagem Baseada em Equipe), Jogos Dramáticos.
b) Tecnologia educacional de ponta disponibilizando:
Laboratório Morfofuncional, um espaço de autoaprendizagem no qual o enfoque principal é a integração e articulação dos aspectos morfológicos e funcionais (fisiológicos e patológicos do corpo humano); modelos anatômicos, lâminas de diversas estruturas que permitem integrar estudos de anatomia, fisiologia, patologia, propedêutica e outras áreas de interesse médico em um único espaço.
Laboratórios de Habilidades Profissionais para a realização de treinamentos que simulam condições reais nas quais um determinado procedimento ou comportamento deverá ser empregado. Equipamentos de simulação de última geração criam um ambiente semelhante a um consultório, ambiente hospitalar e extra-hospitalar, favorecendo treinamentos práticos.
c) Orientação de todo o processo de formação em direção às necessidades sociais, inserindo o curso em serviços de saúde-modelo ligados ao SUS com incorporação tecnológica adequada e atualizada para cada nível de atenção à saúde. Tal ênfase em Atenção Básica não deve ser entendida em oposição a desejos e necessidades de formações especializadas. A orientação deste processo permitem estudos e especializações posteriores, incluindo à pós-graduação stricto sensu.
Eixos Temáticos
Eixo Ético-Humanístico
As disciplinas de Humanidades, que tratam de filosofia, cidadania, bioética, ética médica e legislação possibilitam a reflexão sobre o papel do médico como ser humano. Oportuniza gestão de pessoas, recursos e processos.
Eixo Técnico-Científico
Apresenta aspectos essenciais à formação de um médico generalista, que lida com as mais diversas condições de saúde.
Eixo Conhecimento Médico
Oferece ao aluno ferramentas que o conduzam à independência intelectual e liberdade de escolha. Explora o método científico, a estatística, a epidemiologia, a evidência médica e a interpretação de informação médica.
Eixo Saúde Pública
Assim como as do eixo técnico-científico, as disciplinas desse eixo apresentam uma abordagem integrada, demonstrando que os processos que envolvem a manutenção da saúde e o adoecimento são indissociáveis. Os eixos citados possibilitam, desde o primeiro dia do curso, a interação dos alunos com pacientes, suas famílias e a comunidade.