CEPECI
Apresentação
O Laboratório do Centro de Pesquisas em Ciências (CEPECI) atua desde 1995 na realização de análises químicas e microbiológicas de alimentos e água, atendendo inúmeras empresas da região. É o único laboratório não-governamental do Oeste e um dos únicos do interior de São Paulo capacitado para realizar estes tipos de análises. Por estar vinculado a uma instituição de ensino superior e em fase de expansão, o CEPECI tem recebido investimentos constantes na aquisição de novos equipamentos, ampliação da estrutura física e qualificação de sua mão-de-obra.
Seus pesquisadores mantêm contato permanente com grandes centros de pesquisa, como UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UEL (Universidade Estadual de Londrina), UNESP (Universidade Estadual Paulista), e EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Serviços
Análises químicas e microbiológicas de alimentos e água (a partir das análise o centro faz a orientação e assessoria para que o produto da empresa tenha viabilidade no mercado);
Análises bromatológicas;
Análises de sementes;
Pesquisas
O Centro de Pesquisa em Ciências mantém duas linhas de pesquisa: Qualidade dos recursos hídricos e Alimentos. Apóia os trabalhos de conclusão de curso e PICs desenvolvidos na Instituição.
CEPEIN
Centro de Pesquisas em Informática
O Cepein desenvolve pesquisas e presta serviços na área de Tecnologia da Informação, sendo responsável pelo atendimento, na área de Informática, dos setores acadêmicos e administrativos da instituição. Também é o responsável por disponibilizar e administrar o acesso à Internet para toda a instituição, e por dar manutenção técnica nos equipamentos da instituição.
O Cepein dá suporte para todas as coordenadorias de cursos, todos os professores e alunos da instituição para a utilização de tecnologias e inovação de recursos didáticos. É o órgão responsável pela administração e gerenciamento de ambientes virtuais, como Moodle e Teams, atendendo às demandas da instituição.
Na área de desenvolvimento de software, o Cepein é responsável pela implementação da análise e programação dos aplicativos das áreas exclusivas de uso dos alunos e dos professores e funcionários técnico-administrativos. Também é responsável pela implementação das aplicações das áreas de uso do público externo, como visitantes e futuros alunos.
O Cepein também é responsável pela instalação e administração de toda a infraestrutura de tecnologia da informação da FEMA, envolvendo servidores de dados acadêmicos e administrativos, servidores de acesso à internet, sistema de segurança de firewall, antivírus para os servidores e estações de trabalho, sistema de backup de dados em discos locais e em nuvem, gerenciamento do acesso à internet através de dispositivos móveis de toda a comunidade acadêmica com uso de pontos de acesso conectados por fibra ótica.
Anualmente diversos Programas de Iniciação Científica são desenvolvidos por professores e alunos, utilizando os recursos do Cepein, os quais geram artigos científicos publicados em congressos e simpósios. Diversos alunos que realizaram estágios ou desenvolveram pesquisas científicas no Cepein conseguiram ingressar em cursos de mestrados em importantes centros universitários, como USP, UNESP, UNICAMP, UFSCar e o LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica.
O Cepein é uma grande área de estágio para os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, local em que eles têm a oportunidade de vivenciar na prática a teoria estudada nos cursos, saindo para o mercado de trabalho com uma experiência prática. Isso tem sido um fator de diferenciação aos nossos egressos, sendo que um grande número tem sido contratado por grandes empresas, tais como IBM, Vivo, Banco Santander, TOTVS, Unimed, entre outras empresas de renome em grandes centros como São Paulo, Campinas, Florianópolis, Londrina e Curitiba.
As atividades desenvolvidas pelo Cepein relacionam-se com o desenvolvimento e integração dos sistemas administrativos da FEMA, administração dos servidores de dados administrativos, acadêmicos e de acesso à Internet, orientação de alunos estagiários (bolsistas e não-bolsistas) nas áreas de desenvolvimento de software, manutenção de hardware e Internet.