Curso recebe palestra sobre incêndios
Além da palestra, o Sarg. Antonio Carlos da Silva realizou uma simulação para que os alunos pudessem colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos

O 4º ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, no início do mês de agosto de 2022, o bombeiro aposentado, sargento Antonio Carlos da Silva, que ministrou uma palestra sobre incêndios, classificação e métodos de combate.
Na oportunidade os estudantes tiveram informações e esclarecimentos sobre as classes de incêndio e os métodos de prevenção a combate, regras relacionadas à composição e atuação das comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA) e puderam ainda participar de um treinamento de combate a fogo.
De acordo com a professora Dra. Patrícia Cavani Martins de Mello, a disciplina de Higiene, Segurança e Despejos Industriais trabalha todos os tipos de riscos aos quais os profissionais da química, tanto os bacharéis, como licenciados, estão sujeitos. “O conhecimento sobre prevenção e combate a incêndio é inerente a qualquer trabalhador ou usuário da edificação. É de fundamental importância que coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios. Então, ouvir as informações passadas por um profissional da área com quase 30 anos de experiência é enriquecedor e contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos”, comenta a professora.
Após a palestra foi realizada uma simulação de incêndio, onde os alunos, orientados pelo bombeiro, puderam colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos, combatendo as chamas provocadas pela combustão de gasolina e álcool. “Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los e saber como agir no momento em que eles ocorrem. Uma tragédia pode ser evitada, se o início de um incêndio for controlado com segurança e tranquilidade, por pessoas devidamente treinadas”, completa a professora.
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais