Notícias FEMA

Semana acontece até sexta-feira, 30

O tema central deste ano é Carreira e Oportunidades em TI

A Semana de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis acontece entre os dias 26 de 30 de setembro. O tema da 27ª edição é “Carreira e Oportunidades em Tecnologia da Informação, TI”.

A mais longeva das semanas da Fema vai reunir profissionais para debater as oportunidades e a carreira na área de TI, ampliando o foco de discussões da comunidade acadêmica, no sentido de preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho. Para isso, a comissão organizou várias atividades, entre palestras, minicursos e festival de inovação, mesa redonda e prêmio ADA de programação, sempre às 19h30.

Palestras

No primeiro dia, os participantes acompanham a palestra de abertura “Como Construir uma Carreira de Sucesso”, com o coach Douglas Gouveia, autor do livro “Corrida da Vida”. Graduado em Tecnologia em Processamentos de Dados na Fema em 2002, o convidado é consultor especialista em ERP e participou de projetos em empresas como TV Globo, SBT, Dell, Editora Abril, Pepsico do Brasil, e outras importantes instituições.

A segunda palestra da semana será na quinta-feira, dia 29, também no anfiteatro. “Java, Ecosistema, Inovação e Oportunidades”, com Fábio Velloso, consultor na Summa Technologies e professor na UFScar. Trabalhando com Java há 20 anos, Velloso é fundador e diretor do grupo SouJava, tendo atuado em conferências no Brasil, como a Campus Party.

Minicursos

Outra atividade preparada pelos organizadores são os minicursos, dias 27, 28/09 e 01/10. Serão vários minicursos por dia apresentados nas salas do Laboratório de Informática, no bloco 7 da fundação. A intenção é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Festival de Inovação e Prêmio ADA

O Festival de Inovação (Startup), no dia 27, no anfiteatro, é realizado pelos alunos do 4º ano de Ciência da Computação. O festival incentiva e promove o espírito empreendedor dos alunos dos cursos de Informática da Fema por meio do desenvolvimento de ideias inovadoras sobre produtos e serviços associados à área de Informática.

No dia seguinte, 28, é a vez do Prêmio Ada Byron King de Programação. O prêmio visa a participação de estudantes de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas como forma de aprimoramento em algoritmos e desenvolvimento de software a partir do uso da criatividade, bem como da habilidade de resolver problemas. A competição será no Laboratório de Informática.

Mesa Redonda com ex-alunos de Sucesso

A semana termina com a Mesa Redonda, dia 30, no Victória Hall. Ex-alunos convidados dividirão suas experiências pós Fema e farão um panorama sobre o mercado atual da Tecnologia da Informação. Na sequência, haverá uma confraternização marcando o encerramento da semana de eventos.

Inscrições Gratuitas

As inscrições para as palestras, minicursos e mesa-redonda acontecem de 10 a 26 de setembro no site da Coordenadoria de Informática. O Festival de Inovação e o Prêmio ADA de Programação têm prazo de inscrições diferentes. As informações e as regras para esses dois eventos também estão disponíveis no portal da Coordenadoria de Informática.

Para mais informações da 27ª Semana de Informática acesse www.fema.edu.br/ci clicando no item de menu Semana Informática.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos