Notícias FEMA

Reconhecimento pelo Conselho de Educação

A renovação do reconhecimento é atestado de qualidade e excelência para o curso de Ciência da Computação da FEMA

O Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) aprovou a renovação de reconhecimento do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) por mais quatro anos. Para que aconteça o processo de renovação é necessário que a Instituição apresente o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e todas as atividades desenvolvidas nos anos anteriores, para que seja feita uma análise da estrutura do curso, corpo docente e atividades práticas.

Nessa análise são avaliadas a qualidade do ensino, o período de credenciamento e as propostas pedagógicas, levando em consideração o perfil dos alunos que o curso forma. Assim, essa aprovação é um atestado de qualidade para a graduação e, quanto melhor o nível, mais longo é o período de reconhecimento, podendo ser de dois a cinco anos. Dessa vez, a FEMA não recebeu a renovação máxima por uma necessidade de adequação da grade, segundo a Resolução CNE/CES nº05, de 16 de novembro de 2016, a qual teve uma alteração de carga horária para Bacharelado em Ciência da Computação de 3000 horas para 3200 horas, pedido que a FEMA já protocolou e aguarda apenas aprovação do CEE-SP.

A visita do CEE-SP aconteceu em 5 de maio de 2017 e a renovação publicada em março de 2018. No relatório, os especialistas elogiam o comprometimento para com o curso por parte da Coordenação, docentes e funcionários; a satisfação dos alunos; a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC) com um número considerável de projetos e bolsas e as instalações físicas das salas de aula e principalmente dos laboratórios.

Essa renovação é considerada uma grande conquista acadêmica e, segundo o professor doutor Alex Poletto, Coordenador do curso de Ciência da Computação: “Esse reconhecimento é um atestado de qualidade e de excelência no ensino superior junto a área de Informática”. Ele ressalta ainda que foram vários fatores que determinaram a renovação, como corpo docente altamente qualificado, em sua maioria composto por mestres e doutores; renovação anual dos laboratórios de informática; atualização constante dos conteúdos ensinados; participação e realização de eventos; comprometimento dos professores e suporte técnico-administrativo dos setores acadêmicos.

Professora da FEMA media debate em evento de 10 anos da Lei de Inclusão

A professora Ma. Fernanda Cenci Queiroz foi uma das participantes do seminário “10 Anos da Lei ...

Leia mais

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem projeto no Ernani Rodrigues

Entre os dias 26 de março e 11 de junho de 2025, estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos