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Professora recebe qualificação de Mestrado

Projeto trabalha a utilização de HQs na documentação de softwares

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema estimula frequentemente o aperfeiçoamento dos profissionais que compõem seu corpo docente. No começo de março, a professora Diomara Martins Reigato Barros obteve qualificação de seu projeto de Mestrado, etapa anterior à defesa, que deve acontecer até o final deste ano.

A proposta, qualificada por uma banca formada pelo orientador e mais dois professores, consiste na criação e utilização de histórias em quadrinhos na especificação de requisitos de software. A especificação de requisitos, em outras palavras, são as informações que o cliente precisa fornecer para que sejam documentadas as necessidades para criação de um software.

“Meu trabalho vem no sentido de resolver lacunas na especificação de requisitos, de melhorar a comunicação entre cliente e desenvolvedor. Quando não há uma boa comunicação, há falhas na construção do software”, explica a professora Diomara Barros.

Para obter a qualificação de Mestrado, a profissional realizou um trabalho de amplas pesquisas e testes. A professora, formada na própria Fema, criou uma gramática específica para analisar sintaticamente a linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos. O objetivo é formatar uma plataforma em que sejam estabelecidos modelos, personagens, objetos e regras para que esse padrão de HQ possa ser implantado com êxito.

Diomara Barros, entretanto, ressalta que sua tese não tem a pretensão de abandonar ou substituir as especificações de requisitos tradicionais, como os diagramas. “Não vou deixar de lado as técnicas já existentes. A ideia é complementar no sentido de trazer outras opções, como no caso das histórias em quadrinhos, uma linguagem acessível a todos”.

O mestrado está sendo realizado na Universidade Federal de Cornélio Procópio, a UTFPR, na área de engenharia de software. Após a qualificação, o próximo passo é a defesa do projeto. Ao longo do ano, Barros, que atua no CEPEIN e leciona nos cursos de Ciências da Computação, Administração, Enfermagem e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, realizará novos experimentos e os documentará em sua tese.

“Pretendo que meu trabalho dê frutos. Quero implantá-lo junto aos alunos e mostrar que existem outras técnicas de especificação de requisitos não tradicionais”, comenta. 

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