Juiz Luciano Tertuliano lança seu livro na FEMA
Obra analisa a degradação moral e política do Brasil

Na noite desta quinta-feira, 25, o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva fez o lançamento na FEMA de seu livro intitulado “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, publicado pela editora Lumen Juris.
A obra analisa a origem, as causas, as consequências da degradação moral e política no país, o papel do Poder Judiciário, e sugere medidas de enfrentamento dessa realidade.
“Lamentavelmente, nós, brasileiros, somos vítimas de corrupção, de desmandos políticos, de governantes que transformam a máquina pública em instrumento de ganho e de realização pessoal”, explica Tertuliano. “É um momento propício trazer essa reflexão em meio aos desdobramentos da Operação Lava Jato”.

Livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”
Na publicação, o juiz destaca também a manipulação discursiva e de que forma combatê-la. “Os governantes usam de um diálogo desprovido da verdade. Para que os cidadãos não sejam massa de manobra dessa retórica, é preciso uma educação substantiva. Uma pessoa educada não é vitima de discursos vazios”.
A ideia do livro surgiu em 2012 durante a Semana Jurídica do curso de Direito da FEMA. À época, em palestra, o juiz federal, que anos depois passou a integrar o corpo docente da graduação, falou sobre a falta de ética na gestão pública.
Para o diretor da FEMA, Eduardo Vella, o lançamento da obra nas dependências da instituição é um momento histórico. “É uma noite muito importante para nós e que nos enche de orgulho. Parabenizo o doutor Tertuliano pelas atividades dele na docência e também na magistratura federal, principalmente na jurisdição de Assis”.
“Tertuliano é sempre um incentivador dos processos acadêmicos na nossa graduação”, diz o coordenador do curso de Direito, o professor Gerson José Beneli. “A obra é muito atual em função desse momento de caos político, administrativo, moral”.
Dezenas de convidados prestigiaram o evento na Biblioteca da FEMA, inclusive o prefeito de Assis José Fernandes. “A todo instante nos deparamos com o assunto corrupção nos noticiários, o que envergonha muito os brasileiros. Refletir esse tema é fundamental para compreendermos esse momento”.
O livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, com prefácio de André Ramos Tavares, está disponível no site da editora Lumen Juris, www.lumenjuris.com.br.
“Agradeço à FEMA pelo espaço cedido para divulgação do livro, ao diretor Eduardo Vella e ao professor Gerson Beneli, que não pouparam esforços para lançar o livro aqui na instituição”, diz o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva.

Luciano Tertuliano da Silva fez o lançamento de seu livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”

Luciano Tertuliano da Silva fez o lançamento de seu livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”
Posts relacionados

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais
Estudantes de Arquitetura e Engenharia entregam alimentos arrecadados à APAE
Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Fundação Educacional do ...
Leia mais