Notícias FEMA

FEMA sedia Conferência Municipal dos Direitos PcD e com Capacidade Elevada

Evento reuniu representantes da sociedade civil, estudantes e profissionais da área para debater inclusão e acessibilidade em Assis

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) foi palco, na tarde do dia 18 de junho de 2025, da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Capacidade Elevada.

 

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Capacidade Elevada (CMDPcD/PCE), o evento reuniu sociedade civil, representantes do poder legislativo municipal, profissionais da área, estudantes, gestores públicos e representantes de entidades, como a Associação das Pessoas com Deficiência (APDESP) para discutir caminhos concretos rumo a uma cidade mais inclusiva.

 

Com o tema “Construindo uma Assis mais inclusiva”, a conferência teve como foco a criação de propostas e estratégias voltadas à promoção da acessibilidade, da inclusão e da garantia de direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades/superdotação no município.

 

O encontro reforçou a importância da escuta ativa e da participação popular na formulação de políticas públicas, em alinhamento com diretrizes estaduais e nacionais. Com isso, a FEMA, que neste ano criou a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, reforça seu compromisso com a causa. Ao sediar a conferência, a instituição se coloca como aliada na construção de uma sociedade mais justa, acessível e igualitária.

 

Segundo a professora Stela Laham, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da FEMA, a inclusão precisa ser compreendida como um princípio ético, político e social que reconhece e valoriza a diversidade humana em todas as suas formas. “Falar de inclusão na educação vai muito além de garantir direitos das pessoas com deficiência. É reconhecer, respeitar e promover a participação plena de todos, considerando as diferenças de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, condições socioeconômicas e culturais, além das diferentes formas de aprender, viver e se expressar”, explica.

 

Criada em 2024 por iniciativa da Direção Acadêmica, a comissão atua de forma consultiva e propositiva dentro da FEMA. Seu principal trabalho até agora é a elaboração do Plano de Acessibilidade Institucional, que estabelece diretrizes e metas de curto, médio e longo prazo para eliminar barreiras de diversas ordens — físicas, pedagógicas, comunicacionais, digitais e atitudinais. “Mais do que atender a uma exigência legal, o plano representa um movimento institucional que busca consolidar a inclusão como prática cotidiana, enraizada nos valores da dignidade, dos direitos humanos e da justiça social”, completa Stela.




Estudantes de Administração fazem visitas técnicas em empresas da região

Estudantes do curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Semana de Administração e Contábeis discute desenvolvimento sustentável

De 2 a 6 de junho, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza a Semana ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos