Notícias FEMA

FEMA realiza 2º Torneio Interno de Robótica

Vencedores integrarão a turma do módulo avançado do curso junto com outros oito alunos e os melhores disputarão a Olimpíada Brasileira de Robótica 2020

O 2º Torneio Interno de Robótica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizado nos últimos dois sábados, dias 3 e 10 de agosto de 2019, foi um sucesso. O torneio é parte de uma confraternização e serve como uma amostra à comunidade do que tem sido ensinado nos últimos meses.

No último dia, o torneio contou com a presença dos pais, familiares e dos coordenadores e idealizadores do evento, a professora mestra Diomara Barros e o professor doutor Almir Camolesi, além do diretor do Instituto Municipal de Educação Superior de Assis (IMESA), Gerson José Beneli.  

O evento aconteceu na parte da manhã, aos sábados, e no período da tarde, às sextas-feiras, quando aconteceram os treinos oficiais do torneio. Ao todo, participaram 7 equipes de até 5 alunos, que tiveram que desenvolver, a partir de três desafios de programação, programações de um robô Lego utilizando sensores de cor ultrassônico, que possibilitasse a localização de vítimas, a medição de distância e a reconhecer trajetos inacessíveis ao ser humano.  

Os participantes tiveram que elaborar também um projeto de pesquisa que possuísse temas específicos como água, espaço e cidades inteligentes. No projeto de pesquisa, as equipes escolhiam o tema, identificavam um problema, criavam uma solução inovadora e vendiam sua ideia em até sete minutos para uma banca avaliadora.  

A ideia e forma do torneio é uma iniciativa do professor de Robótica, Diogo Lamotta Resino, que conta com ajuda do professor doutor Almir Rogério Camolesi, que leciona no curso de Ciência da Computação e apoio da diretoria da FEMA, que apoia financeiramente todo o projeto.  

Os premiados nesta segunda edição do torneio foram: a equipe Robô Sei Lá, campeã geral, que obteve melhor média de desempenho nos dois dias e nas duas categorias, pesquisa e programação, com 238 pontos; também em primeiro lugar, a equipe Eu Avisei, com o projeto Ballo, que desenvolveu bolhas líquidas comestíveis para substituir garrafas pet. O segundo lugar geral ficou a equipe CEBII com 68 pontos, que apresentou um drone que espanta pombas nas plantações e praças através de um som ouvido apenas pelas próprias pombas. As pesquisas foram apresentadas e julgadas pelos professores Almir Camolesi e Diomara Barros.  

Os quatro integrantes da equipe Robô Sei Lá foram automaticamente classificados para o módulo avançado do curso de Robótica que terá 12 alunos e ocorrerá agora nesse segundo semestre de 2019, que tem como objetivo de formar uma equipe a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece em 2020. As outras oito vagas serão definidas individualmente entre os outros concluintes do módulo básico do curso até o final desse mês de agosto.  

Gostaria de agradecer a cada um dos 29 alunos que concluíram, participaram e chegaram até o fim, sem desistir. Aos pais que prestigiaram tudo nesse último sábado, torceram e fizeram uma grande festa, é uma sensação maravilhosa ter tudo isso em Assis e na FEMA, que foi pioneira em tudo isso. No final do ano tem mais!”, finaliza Diogo Lamotta Resino.  

Os alunos campeões e aprovados para o módulo avançado do curso são: Gabriel Pereira Falcão, Isabella Burkle Silva Sierra, João Pedro Farto Lopes e Pedro Morita Bannwart. As oito vagas restantes serão definidas através de uma prova prática entre os outros alunos que concluíram o módulo básico.  

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos