Notícias FEMA

Fema participa do É Dia de Java

Professor Guilherme de Cleva Farto ministrará o workshop Java 8: Expressões Lambdas e API de Streams

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema mais uma vez marca presença no É Dia de Java, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor Guilherme de Cleva Farto, da Coordenadoria de Informática, ministrará workshop.

O objetivo do evento, que chega à sua 15ª edição, é compartilhar os avanços da plataforma e fortalecer o ecossistema Java. Além disso, o encontro é uma oportunidade de reunir a comunidade de desenvolvedores e arquitetos de soluções em Java para apresentar e discutir as tendências da tecnologia.

Com o título “Java 8: Expressões Lambdas e API de Streams”, a apresentação do professor da Fema vai explorar, de maneira prática, uma parte fundamental das funcionalidades providas pela versão 8 da plataforma.

“A partir do JDK 1.8, diversos recursos foram disponibilizados na plataforma Java, como a programação funcional, o novo engine de execução dinâmica com Javascript/Nashorn e a nova API para manipulação de dados temporais”, explica Cleva Farto. “No workshop, o enfoque maior será nos conceitos de Lambdas e API de Streams, considerados as novidades mais relevantes do Java 8, e de como podem ser adotados de maneira efetiva e performática em projetos reais”.

Os ex-alunos da instituição Tamires Alves da Silva (graduada em Matemática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Adauto Matuzaki (Ciência da Computação) atuarão como mentores nessa apresentação.

É a terceira participação de Guilherme Cleva Farto no É Dia de Java. Em 2013, o professor fez o workshop “Componentes customizados: Android te dá asas!” e, no ano anterior, falou sobre “”Introdução à metaprogramação com Java Reflection API”.

A Coordenadoria de Informática prepara uma excursão que levará cerca de 50 alunos da Fema, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação, a São Carlos. “A Fema pagará os custos de transporte. Todo mês de agosto, os alunos ficam na expectativa em relação ao evento”, conta o professor doutor Alex Sandro Romeo de Souza Poletto que, com o apoio dos professores Domingos de Carvalho Vilella Junior e Diomara Martins Reigato Barros, organiza a ida dos estudantes.

Na edição passada, 18 instituições de ensino estiveram no evento. Em relação ao número de estudantes presentes, a Fema foi a terceira maior representada.

O É Dia de Java, totalmente gratuito, é organizado por membros acadêmicos da UFSCar e por profissionais de empresas de tecnologia como IBM, Google e UOL, além do grupo SouJava. A décima quinta edição do evento será realizada na sexta-feira, dia 19, e no sábado, 20, nos laboratórios do Departamento da Computação e no Teatro Florestan Fernandes da Universidade Federal de São Carlos.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos