FEMA participa de Congresso Internacional
Professoras de Química e Enfermagem apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação a Distância, em Poços de Caldas

Mary Leiva de Faria, professora doutora e coordenadora do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), junto com a professora mestra e coordenadora do curso de Enfermagem, Fernanda Cenci Queiroz, Patrícia Mattar Damiance, professora doutora do curso de Enfermagem e Stelamary Laham, coordenadora do NEaD, o Núcleo de EAD da FEMA, estiveram presentes no 25º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância, que aconteceu em Poços de Caldas (MG) dos dias 20 a 24 de outubro de 2019.
Na ocasião, foi apresentado o trabalho “Ensino híbrido na Licenciatura em Química: Relato de Experiência”. Este mesmo trabalho também foi publicado na revista EmRede, v6 nº2 de 2019, disponível em https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede
O trabalho trata-se de um relato de experiência estruturado nas etapas que serviram de apoio ao planejamento e à avaliação desse tipo de ensino na educação superior. A proposta mostrou-se inovadora e foi bem aceita pela equipe diretiva, professores envolvidos e alunos. Segundo Patrícia Mattar Damiance “dentre as lições aprendidas, tem-se que o Ensino Híbrido é capaz de otimizar as experiências de ensino-aprendizagem, a responsabilização do estudante pelo seu aprendizado e alcance de seu projeto de vida”.
Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o tema da edição deste ano foi “Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD”. O objetivo foi desafiar os participantes a refletirem sobre os aspectos teóricos e práticos desse assunto-inovação nos ingredientes usados em cursos parte presencial e parte EAD.
Foram realizados 18 minicursos, que abordaram temas importantes para o universo da Educação a Distância, promovidos simultaneamente, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 6h cada um. Além de trabalhos científicos e exposição, o congresso promoveu 75 mesas redondas com mais de 500 nomes de especialistas e que abordaram diversos temas bastante atuais envolvendo a EaD. Ao todo, essas mesas redondas ofereceram aos participantes 112 horas de conteúdo. “
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais