FEMA lança guia de boas práticas em Inteligência Artificial
Material reúne orientações éticas, recomendações acadêmicas e 43 ferramentas para apoiar estudantes, professores e funcionários

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), acaba de disponibilizar para a comunidade acadêmica o Guia de Boas Práticas no uso da Inteligência Artificial Generativa.
O material foi desenvolvido a partir de um projeto de Iniciação Científica realizado em 2025 pela estudante Clara Joaquim Plantier Marques, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação do professor Dr. Luiz Carlos Begosso.
O guia tem como objetivo contribuir para o debate sobre o uso ético da Inteligência Artificial no ambiente acadêmico. Ele reúne diretrizes claras e práticas voltadas a estudantes, professores e funcionários, contemplando aspectos fundamentais como princípios éticos, orientações para diferentes contextos acadêmicos e recomendações específicas para trabalhos acadêmicos e pesquisas.
Além disso, o material apresenta uma seleção de 43 ferramentas que podem apoiar as atividades da comunidade acadêmica. Entre elas, estão recursos para geração de texto, organização de ideias, revisão gramatical, busca por artigos científicos, criação de imagens, programação e produção de apresentações, contemplando as diversas áreas de conhecimento oferecidas pelo IMESA.
O Guia de Boas Práticas no uso da Inteligência Artificial Generativa está disponível para acesso no site da FEMA.
Posts relacionados

36ª Semana de Tecnologia reúne público para discutir futuro da computação
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, entre os dias 22 e 26 de setembro, ...
Leia mais
36ª Semana de Tecnologia da FEMA discute futuro da computação
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza, de 22 a 26 de setembro de 2025, a ...
Leia mais