FEMA fortalece programas de intercâmbio em congresso internacional na Romênia
Participação do professor Dr. Luiz Ricardo Begosso em evento em Iași amplia possibilidades de parcerias e reforça o compromisso da instituição com a mobilidade estudantil internacional

Entre os dias 5 e 7 de setembro de 2025, o professor Dr. Luiz Ricardo Begosso, responsável pelos Programas de Intercâmbios da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou do Congresso de Intercâmbio de Estudantes realizado na cidade de Iași, na Romênia. O evento teve o objetivo de discutir melhores práticas, novas oportunidades e parcerias para programas de mobilidade estudantil internacional.
A FEMA possui longa tradição em intercâmbios, com participação de seus estudantes desde 1999. São oferecidas atualmente três modalidades principais: estudo de graduação ou pós-graduação no exterior, com convênios que incluem universidades na Austrália, Colômbia, Estados Unidos e Portugal, entre outros; cursos de língua estrangeira no exterior (inglês ou francês), por meio de instituições como BLI – Bouchereau Lingua International (Canadá), Deakin University (Austrália) e University of California (EUA); e estágios técnicos no exterior através de convênios com entidades como IAESTE e o programa New Generations Service Exchange (NGSE) do Rotary International.
Em 2025, duas estudantes da FEMA foram contempladas com intercâmbios internacionais, participando de programas de estudo no exterior: Thamires Montai Messias de Oliveira, do quarto ano de Publicidade e Propaganda, realizou um estágio no Equador, e Ana Clara Rocha de Oliveira, do quarto ano de Administração, realizou um curso de inglês no Canadá. Essas experiências marcaram fortemente o semestre, refletindo o compromisso institucional com a internacionalização e valorização das oportunidades globais para seus estudantes.
A presença do professor Begosso na Romênia teve papel importante para a FEMA por possibilitar a atualização sobre novas tendências e políticas de intercâmbio que possam beneficiar os estudantes da instituição, além de estreitar laços com organizações parceiras, abrindo portas para novos convênios e possibilidades de mobilidade, bem como por reforçar o perfil internacional da FEMA, ajudando a institucionalizar processos, exigências acadêmicas e requisitos de proficiência linguística.
Para o Professor Begosso, “participar deste congresso em Iași foi uma oportunidade única para observar como outras instituições estão gerindo seus programas de intercâmbio, especialmente em modalidades como o NGSE. Pudemos trocar experiências valiosas, entender desafios comuns, como requisitos de língua, processos de seleção e apoio ao estudante, e vislumbrar novas parcerias que poderão trazer benefícios para nossos estudantes”, declara.
Mais informações sobre os programas de intercâmbio oferecidos pela FEMA estão disponíveis no site da FEMA e os estudantes interessados devem entrar em contato com o professor Begosso pelo e-mail begosso@fema.edu.br.
Posts relacionados

FEMA abre edital de seleção de projetos de cursos na modalidade à distância
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) lançou, no dia 16 de setembro, o Edital ...
Leia mais
XVIII Fórum Científico da FEMA abre as submissões de trabalhos científicos
Nos dias 13 e 14 de outubro de 2025, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais