Notícias FEMA

Evento abordou as tendências na Tecnologia

Semana de Informática recebeu especialistas e apresentou palestras, minicursos, mostra de software, mesa redonda e workshop

A 28ª edição de Semana de Informática, a mais longeva das semanas acadêmicas da FEMA, terminou no sábado, dia 30 de setembro. “A Tecnologia está em Tudo” foi o tema neste ano.

Dois eventos marcaram o encerramento. O workshop “UX e Design Thinking” falou dessas metodologias cada vez mais adotadas pelas empresas para explorar inovações. Antes, pela manhã, aconteceu o minicurso “Jogos 2D utilizando Stencyl”, voltado a o público externo formado por alunos do Ensino Médio.

Outros minicursos, na quarta, 27, também fizeram parte da semana envolvendo Games, Tecnologia, Programação e Banco de Dados, com objetivo de transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos, utilizando diversas ferramentas e linguagens de desenvolvimento de software.

Além disso, a programação contou com palestras importantes. Na terça, dia 26, Érion Ricardo Barasuol, profissional da IBM formado em Ciência da Computação na FEMA em 2012, falou de “Afinal o que é Blockchain?”.

Um dia antes, na segunda, 25, o público assistiu à palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com o professor Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru, que marcou a abertura da Semana de Informática.

Palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com o professor Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Palestra “Conceitos e Aplicações com Realidade Aumentada”, com o professor Everton Simões da Motta, da Unesp e Fatec de Bauru. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

O convidado mostrou as diferenças do chamado RA, a Realidade Aumentada, e o RV, a Realidade Virtual. “O principal critério de ambas é a interação entre usuários com o ambiente e em tempo real”, explicou o docente. “RV é gerado por computador, com objetos e ambientes virtuais, como os games. RA é a atribuição de objetos virtuais em um ambiente real, por exemplo, as projeções holográficas”.

O diretor da FEMA, Eduardo Vella, participou da noite de estreia e lembrou que as semanas acadêmicas são para os alunos. “Tem um orgulho pessoal de estar aqui tendo a oportunidade de abrir esse evento. São 28 edições. As semanas são feitas para vocês, alunos. Aproveitem tudo o que a FEMA e a coordenação dos cursos oportunizam a vocês”. 

Mais eventos

Quinta, 28, foi reservada para o evento “NovAmérica – Agricultura Digital”, idealizada para apresentar oportunidades que a empresa pode oferecer na temática Agricultura Digital e o Perfil do Profissional para esse novo negócio.

Durante a atividade, a NovAmérica ressaltou que 57% do quadro de colaboradores da área de TI da companhia é composto por profissionais formados pelos cursos de Informática da FEMA.

Outro destaque foi a já tradicional “Mesa Redonda”, na sexta-feira, dia 29. Os egressos falaram de carreira, os desafios no mercado de trabalho e a importância da faculdade na projeção profissional de cada um deles.

Participaram do bate-papo os ex-alunos Fabiana Aparecida Rodrigues (UNESP-Capital), Ivan Camolesi (VSM), Junior Aparecido Rodrigues da Cruz (Cocal), Matheus Faria Sanches (Genesis Group), Rafael Moraes de Oliveira (Freelancer) e, por videoconferência diretamente da Suíça, Bruno Gaetano Wandekoken Grazioli (ZHAW).

A noite reservou ainda uma homenagem a Guilherme Anóbile, aluno formado no curso de Ciência da Computação. O egresso recebeu moção de congratulações da vereadora Professora Dedé, vice-diretora da FEMA, em parceria com a Coordenadoria de Informática, por ter conquistado o prêmio de melhor TCC do MBA da FGV, a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. 

“O apoio não apenas da direção, professores e alunos, mas também de empresários foi fundamental para a semana acadêmica”, destacou o professor doutor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática. “Estiveram com a gente Totvs, IBM, Vipsystem, Engemap e Sensormap, VSM e VSM Shop, Lima Software, Komeia Interativa, Focus, Penze, Web Managers e NovAmérica. Trazer essas empresas é uma ação muito importante e abre portas para nossos alunos”.

Eventos (e/d) “NovAmérica – Agricultura Digital”, Homenagem a Guilherme Anóbile e Mesa Redonda com egressos. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Eventos (e/d) “NovAmérica – Agricultura Digital”, Homenagem a Guilherme Anóbile e Mesa Redonda com egressos. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos