Notícias FEMA

Estudantes participam do IV Seminário Internacional em Saúde do Adulto

Maria Danielly de Freitas Pereira e Maria Vitória Doná Nunes compartilham seus estudos científicos durante evento online, realizado no mês passado

 

As estudantes Maria Danielly de Freitas Pereira, do quarto ano, e Maria Vitória Doná Nunes, do quinto ano, do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tiveram a oportunidade de participar do IV Seminário Internacional em Saúde do Adulto (SISA), onde apresentaram seus trabalhos científicos.

 

Realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023, o congresso foi conduzido de forma online, permitindo a participação de conferencistas nacionais e internacionais, além da apresentação de trabalhos de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

 

Maria Danielly de Freitas Pereira conta que o trabalho apresentado no SISA é a pesquisa a qual está em desenvolvimento no Programa de Iniciação Científica (PIC) na FEMA, cujo título é “Análise sobre as taxas de mortalidade por Sepse no Brasil”, um estudo descritivo, retrospectivo, de série histórica, com abordagem quantitativa, que tem como objetivos analisar a tendência da taxa de mortalidade por Sepse no Brasil, nas regiões brasileiras e Unidades da Federação, conhecendo o número absoluto de mortes por Sepse destes e por fim, calcular a taxa de mortalidade.

 

Ela também participou do evento, como relatora dos trabalhos “A depressão em idosos institucionalizados está associado ao grau de dependência funcional”, “Transtorno de ansiedade em estudantes universitários de enfermagem”, “Avaliação da autoestima em pessoas com esquizofrenia”, “O uso e dependência do smartphone entre estudantes universitários” e “Vivendo a terceira idade: avaliação da satisfação e qualidade de vida em idosos institucionalizados”.

 

Sobre sua participação no evento, Maria Danielly declarou: “Participar de um evento como este, de importância nacional e internacional, contribuiu não somente para o meu crescimento acadêmico e curricular, mas também permitiu uma mudança de perspectiva em relação ao empreendedorismo e à autonomia da enfermagem dentro do mercado de trabalho. Sou extremamente grata ao professor Daniel e à coordenadora Caroline pelo incentivo”.

 

Por sua vez, Maria Vitória Doná Nunes apresentou cinco trabalhos no congresso: “Análise sobre as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil”, “O estresse em estudantes de medicina: uma abordagem epidemiológica”, “Análise sobre as taxas de mortalidade por câncer colorretal no Brasil”, “Vivências acadêmicas: uma análise com estudantes de medicina” e “Avaliação da qualidade de vida em graduandos de enfermagem”.

 

Maria Vitória descreveu a experiência de participar do evento e dos processos envolvidos como gratificante: “As participações foram realizadas por meio de vídeos de até cinco minutos, gravados e postados para serem assistidos nos dias do evento. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de assistir a vários trabalhos de participantes de diferentes lugares e fui apresentada a inúmeros conteúdos inovadores”, expressou.

 

O IV Seminário Internacional em Saúde do Adulto consolidou-se como um importante espaço de troca de conhecimento e experiências, proporcionando o fortalecimento da pesquisa científica e contribuindo para o aprimoramento dos estudantes de Enfermagem da FEMA.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

Estudantes de Enfermagem da FEMA visitam o Instituto Butantan

Com a visita, eles puderam explorar os museus e aprofundaram seus conhecimentos em microbiologia, ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos