Notícias FEMA

Estudantes de Medicina e Enfermagem publicam artigos em revista internacional

Publicadas na Revista Observatório, as pesquisas abordam temas como Alzheimer, estresse psicológico e impactos do COVID-19

Diversos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) alcançaram um marco significativo em suas carreiras acadêmicas com a publicação de artigos científicos na prestigiada Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana. As publicações são resultados do Programa de Iniciação Científica (PIC) da instituição, desenvolvidas em colaboração com professores dos respectivos cursos.

 

A revista, reconhecida internacionalmente, incluiu três artigos dos estudantes da FEMA em sua última edição. Os estudos abordam temas relevantes e atuais, destacando-se pela qualidade e pertinência das pesquisas realizadas.

 

O artigo Validação de Material Educativo para Cuidadores de Pacientes com Alzheimer foi realizado pelos estudantes do curso de Medicina Lahys Bolfarini Felix Capi, Aline da Silva Tamiozo, Maria Eduarda Maia Scalon, e o graduando em Enfermagem, Vítor Augusto de Sousa Silveira. Os docentes orientadores foram Ma. Juliana Gonçalves Herculian, Dra. Luciane Cristine Ribeiro Rodrigues, e Dra. Renata Aparecida de Camargo Bittencourt. 

 

O objetivo do estudo foi a validação de uma cartilha educativa para uso em dispositivos móveis, fornecendo orientações de cuidado para cuidadores de pacientes com Alzheimer, facilitando assim o cuidado desses pacientes. Os resultados foram extremamente representativos, indicando que o material é válido e eficaz para auxiliar cuidadores no cuidado de pacientes com Alzheimer. A conclusão do estudo destaca a contribuição qualitativa para a saúde física e mental dos cuidadores, melhorando o processo de cuidado e, consequentemente, a atenção ao paciente.

 

Já o artigo A Prática de Exercícios Físicos e o Estresse Psicológico: Uma Comparação entre Estudantes de Medicina e de Enfermagem foi realizado pela aluna do curso de Enfermagem, Claudia Correia dos Santos Silva, com os médicos Fábio Ribeiro Umezu e Leonardo Luiz Contarini, sob a orientação dos docentes Ma. Juliana Gonçalves Herculian, Dra. Luciane Cristine Ribeiro Rodrigues, Dra. Renata Aparecida de Camargo Bittencourt, e a Dra. Patrícia Ribeiro Mattar Damiance. 

 

O objetivo do estudo foi comparar estudantes de medicina e enfermagem, nos últimos anos de graduação, quanto à importância do exercício físico na redução do estresse. O estudo contou com a participação de 145 alunos convidados, dos quais 88 responderam e tiveram suas respostas analisadas. A conclusão do estudo indica que a maioria dos participantes (87,5%) concorda que a atividade física é benéfica para o organismo, especialmente para a saúde mental e o rendimento nos estudos, quando praticada de forma adequada e com a intensidade correta.

 

Há também um artigo que foi convidado e aceito para publicação: A (Re) Inserção da Visão Holística com Acadêmicos de Medicina“, escrito pelas estudantes do curso de Medicina da FEMA, Letícia Fabris Cordeiro e Jaqueline Luche Neves, sob a orientação das professoras Ma. Juliana Gonçalves Herculian e Dra. Luciane Cristine Ribeiro Rodrigues.

 

Estas publicações refletem o comprometimento da FEMA com a pesquisa científica e o desenvolvimento acadêmico de seus estudantes. A colaboração entre alunos e professores no Programa de Iniciação Científica demonstra a eficácia de iniciativas que promovem o avanço do conhecimento e a aplicação prática das teorias estudadas em sala de aula.




Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos