Notícias FEMA

Enfermagem da FEMA realiza Cerimônia do Jaleco e Passagem da Lâmpada

A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, no Cinema FEMA Piracaia e contou com a presença de professores, e familiares dos estudantes de Enfermagem

 

Os estudantes do quarto e quinto ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, na noite de sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, da Cerimônia de Passagem da Lâmpada e da entrega do jaleco no Cine FEMA Piracaia.

 

A Cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição no curso de Enfermagem, na qual os veteranos passam a chama de suas lâmpadas para os estudantes do penúltimo ano, simbolizando a transmissão de conhecimento e responsabilidade. O objetivo é homenagear a história da profissão e a enfermeira Florence Nightingale, uma das principais precursoras da Enfermagem. A simbologia deste ritual está ligada ao atendimento que Florence prestou aos feridos durante a Guerra da Crimeia, na década de 1850, quando ela usava uma lâmpada a óleo como auxílio.

 

 

Já a tradicional cerimônia de entrega do jaleco faz parte da transição para o universo da saúde. Os estudantes recebem o jaleco de seus familiares, nomeados como seus padrinhos, simbolizando a primeira de muitas vitórias que estão por vir.

 

A noite especial contou com a participação da vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), a professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; do diretor-executivo Nivaldo Aparecido de Melo; da coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida; dos professores do curso de Enfermagem; do padre Guilherme Caetano, vigário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e na Catedral de Assis; da pastora da Igreja Fonte de Águas Vivas, Michella Domingos Andrade; dos familiares e amigos dos estudantes.

 

Emocionada, a vice-diretora Arlete Marçal diz ser grata por participar de um momento especial. “Em nome da FEMA e do IMESA, só tenho a dizer que a palavra mais significativa neste momento é gratidão. Gratidão por ter conseguido participar de um evento tão importante como este. Principalmente porque sou enfermeira e posso perceber a grandeza desse compromisso cerimonial que é selado. Nesta noite, seremos ainda mais comprometidos com o cuidado tão importante. Assumi esse compromisso em 1992 e a nossa profissão ainda luta constantemente por reconhecimento e valorização. Estou aqui neste momento, como vice-diretora de uma instituição comprometida com a educação de qualidade, e posso perceber isso no cenário vivenciado”, fala Arlete.  

 

 

De acordo com o diretor-executivo, Nivaldo Aparecido de Melo, a noite das cerimônias foi de grande satisfação e alegria. “Para muitos, pode parecer apenas um encontro, mas esta cerimônia está repleta de simbolismo. Ela marca o início da jornada de cada futuro profissional e é um momento para refletir sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar de vidas. Na celebração do jaleco, os estudantes se comprometem a cumprir obrigações com responsabilidade e respeito. A passagem da lâmpada tem o objetivo de manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de graduação. Ser parte da diretoria executiva tem me permitido viver esses momentos de alegria e manter um contato mais próximo com as necessidades de cada um dos cursos da FEMA. Procuramos, na medida do possível, atender às demandas de forma a oferecer aos nossos estudantes um grau maior de conhecimento.” fala Nivaldo.  

A coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Caroline, agradeceu aos estudantes, familiares e amigos presentes na cerimônia. Em seu discurso, Caroline incentiva os estudantes a se conhecerem, desenvolverem clareza, coragem, sensibilidade, e a valorizarem a vida e suas diferenças ao trabalharem com pacientes. “A enfermagem é uma profissão que exige trabalho em equipe e autorreflexão constante para ajudar as pessoas de verdade. Antes de entendermos os outros, precisamos nos entender. Aceitem o desafio de se conhecer, preparem-se, desenvolvam clareza, coragem e sensibilidade. Vão em frente, tenham atitude. Na enfermagem, cada assistência prestada testa nossa capacidade de amar a vida. Vivam a vida, não as doenças. Aprendam com os pacientes a valorizar a vida e suas diferenças. Desejo que a luz da sabedoria transmitida pela simbologia da lâmpada faça com que vocês prefiram a dignidade a qualquer oportunidade. Lembrem-se que serão conhecidos mais pelo trabalho do que por qualquer ato ou papel que exerçam em uma instituição ou hospital” discursa a coordenadora.

Enfermagem da FEMA realiza ações de saúde e inclusão social em Assis

Dois grupos de Unidade de Extensão Curricular do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Curso de Enfermagem da FEMA realiza workshop sobre feridas e desbridamento

Os estudantes do quinto ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos