Estudantes de Arquitetura realizam 1ª Mostra de Projetos de Habitação
Projetos de habitação coletiva e sustentável foram apresentados à comunidade e a profissionais da área
Os estudantes do terceiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram a 1ª Mostra de Projetos de Habitação de Interesse Social de Assis. A atividade de extensão marcou o encerramento da disciplina “Projeto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico”, que neste semestre trabalhou com o tema Habitação Coletiva.
O evento reuniu a população de Assis, integrantes de Associações de Moradores de Bairros, profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, além de representantes da Prefeitura Municipal de Assis, que puderam conhecer diferentes propostas de habitação coletiva desenvolvidas pelos estudantes.
Uma das responsáveis pela disciplina, a professora Dra. Ana Cristina Silva Araujo destacou que a produção de Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil carrega contradições históricas. Segundo ela, durante décadas as políticas habitacionais priorizaram a quantidade de unidades, deixando em segundo plano a qualidade urbanística, arquitetônica e social. Em Assis, essas questões aparecem no crescimento de loteamentos e conjuntos habitacionais pouco integrados ao tecido urbano, periféricos e com baixa diversidade de tipologias, além de infraestrutura urbana insuficiente ou sobrecarregada.
Diante desse cenário, os estudantes desenvolveram projetos de habitação coletiva com diferentes abordagens. De acordo com o professor Me. João Victor de Souza Lima, também responsável pela disciplina, os trabalhos exploraram variações tipológicas, como habitação mista, expansível, em fita, aglomerada e edificações de até seis pavimentos. As propostas foram pensadas para diferentes perfis familiares, com atenção à insolação, funcionalidade e soluções sustentáveis.
- Alunos do 1º ano mostrando trabalhos de Arquitetura bioclimática
- Alunos do 3º ano, na mostra de projetos
Para a professora Ana Cristina, a apresentação dos resultados à população, às Associações de Moradores, à comunidade acadêmica e profissional, além das secretarias municipais de Obras, Planejamento e Habitação, é uma etapa essencial da extensão universitária. “Esse processo contribui para a construção de uma cidade mais democrática”, destaca.
Já na avaliação do professor João Victor, a iniciativa permite que o conhecimento produzido na universidade ultrapasse os limites acadêmicos e chegue a quem atua diretamente na construção do território. “Esse diálogo reforça o papel social da universidade”, pontua.
Paralelamente, aconteceu a 1ª Mostra de Estudos de Arquitetura Sustentável da FEMA, com projetos de habitação unifamiliar sustentável desenvolvidos por estudantes do primeiro ano do curso, na disciplina “Arquitetura Bioclimática”. Os trabalhos abordaram estratégias passivas de conforto ambiental, eficiência energética, aproveitamento da energia solar, gerenciamento da água e uso consciente de materiais sustentáveis.
Segundo o professor João Victor, a mostra teve caráter educativo e extensionista, com o objetivo de divulgar princípios da arquitetura bioclimática e sustentável para a comunidade, profissionais, estudantes e gestores públicos, além de estimular a reflexão sobre sustentabilidade, qualidade ambiental e responsabilidade ecológica no projeto arquitetônico.
A noite da 1ª Mostra evidenciou projetos que contribuíram de forma concreta para o debate sobre habitação de interesse social em Assis, apresentando propostas dignas e apontando caminhos para romper padrões e pensar uma arquitetura com potencial transformador.
Posts relacionados

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo realizam viagem acadêmica a Curitiba
Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis ...
Leia mais
Estudantes do Clybas visitam laboratórios de Engenharia e Arquitetura da FEMA
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, na tarde do dia 31 de outubro de ...
Leia mais

