Notícias FEMA

Enfermagem participa de congresso em São José do Rio Preto

Evento teve apresentação de trabalhos científicos, palestras e workshops

A Liga do Trauma FEMA Ethos, formada por estudantes do curso de Enfermagem e Medicina, participou da primeira edição do Congresso Paulista de Medicina de Urgência e Emergência, em São José do Rio Preto (SP), nos dias 4 e 6 de maio.

O convite à instituição veio com a aprovação dos três trabalhos científicos submetidos à organização. As pesquisas, expostas no formato de pôster, foram “Grau de Satisfação dos Usuários de um Serviço de Urgência e Emergência”, “Caracterização dos Atendimentos de um Serviço de Urgência e Emergência” e “Conhecimentos Discentes do Curso de Enfermagem Quanto a Urgência e Emergência”.

“Estamos felizes pela aprovação dos trabalhos realizados durante nossas atuações”, diz a professora Caroline Lourenço Pincerati. “É a primeira vez que a Liga do Trauma participa ativamente de um congresso da nossa área”.

Realizado pela Abramurgem, Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, o evento reuniu pesquisas científicas de várias instituições de ensino do estado de São Paulo, principalmente de municípios com faculdades de Medicina e Enfermagem e com unidades do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O congresso trouxe ainda uma extensa programação, com palestras e workshops. “Fizemos capacitação em punção intra-óssea, intubação com máscara laríngea e com cânula laríngea”, explica a professora Caroline Lourenço. “Tivemos atualização dos novos protocolos para atendimento no pré-hospitalar, atendimento a gestante com hipertensão arterial, o novo protocolo para infarto agudo do miocárdio e AVC, o acidente vascular cerebral”.

A Liga do Trauma FEMA Ethos foi criada em outubro de 2015. Desde então, o grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem e alunos de Medicina, desenvolve treinamentos e ministra palestras em diversas cidades. Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital, Tarumã, além de Assis, são alguns dos municípios que já receberam atividades.

O primeiro Congresso Paulista de Medicina de Urgência e Emergência aconteceu no FAMERP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. “Esse evento representa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo desde o surgimento da Liga do Trauma”, ressalta a professora Caroline Lourenço.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos