Notícias FEMA

Em 2016, projeto chegou a Echaporã

Atividade de extensão da faculdade proporciona Educação, Saúde e Cultura

O município de Echaporã, conhecido por suas belezas naturais e dezenas de cachoeiras, recebeu em novembro o FemaRondon, projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis de inclusão social e formação cidadã.

Ao todo, a população teve acesso a 25 oficinas durante a operação, assim chamado os dias em que os “rondonistas” se deslocam até a região para a realização dos trabalhos.

“Com as crianças, trabalhamos o futuro, a perspectiva e o estímulo que elas devem ter para continuar estudando. Para os adultos, oferecemos oficinas, como as de artesanato e geração de renda”, explica o coordenador da ação, o professor Osmar Aparecido Machado.

Neste ano, durante os quatro dias de operação, o FemaRondon teve a participação de 10 alunos e três professores. O programa tem um carácter multidisciplinar com o intuito de extrair de cada uma das graduações elementos que sejam facilitadores para que a comunidade e seus habitantes se transformem enquanto seres humanos.

Antes de irem à campo, porém, os integrantes passam por diversas reuniões para traçar as atividades de acordo com a vocação do local escolhido. “Desde maio, começamos a desenvolver as oficinas, palestras e minicursos que levamos aos diversos públicos de Echaporã”, diz Machado.

No entanto, um dos fatores determinantes para o êxito do projeto, além das ações estabelecidas pelos “rondonistas”, é o apoio da administração local. “O projeto só se realiza com a parceria do município. Nesse sentido, só temos a agradecer à Prefeitura de Echaporã que nos acolheu tão bem. Estabelecemos, assim, um vínculo com a população, que agora pode multiplicar os conhecimentos”.

Ainda que os alunos selecionados para o programa acumulem horas de atividades com esse curso de extensão, os ganhos dos participantes são imensuráveis. “É gratificante você ouvir do aluno de que o projeto o transformou. O FemaRondon forma essa consciência cidadã para todos os envolvidos”.

O FemaRondon surgiu em 2010 por iniciativa de estudantes e professores. Naquele ano, após acompanhar o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, Osmar Aparecido Machado notou que os problemas enfrentados em comunidades visitadas em outros estados eram semelhantes aos vividos em Assis e região.

Em cinco anos de existência, o projeto de extensão da Fema já atendeu aos munícipios de Cândido Mota e Ibirarema. O objetivo é que as ações cheguem a todas as 25 cidades que integram o Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos