Notícias FEMA

Congresso fala de atendimento pré-hospitalar

Alunos de Enfermagem acompanharam evento que destacou os desafios da Urgência e Emergência

Alunos de Enfermagem FEMA acompanharam, em agosto, o I Congresso de Urgência e Emergência, em Botucatu, interior paulista. O local também foi palco do IV Simpósio do SAMU Regional.

O objetivo do encontro é ampliar a qualificação dos profissionais que já atuam no mercado e compartilhar experiências com os estudantes das áreas da saúde. Os organizadores promoveram uma série de workshops, palestras e mesas-redondas.

Ronaldo Pereira Junior, Ana Paula Barbosa Daguano e Carla Verônica de Almeida, do quinto ano da graduação de Enfermagem da FEMA, estiveram no evento. Uma das palestras assistidas pelo trio foi “Transporte Aeromédico”, com a doutora Júnia Shizue Sueoka.

Os alunos Ronaldo Pereira Junior, Ana Paula Barbosa Daguano e Carla Verônica de Almeida, em Botucatu. (Foto: FEMA)

Os alunos Ronaldo Pereira Junior, Ana Paula Barbosa Daguano e Carla Verônica de Almeida, em Botucatu. (Foto: FEMA)

A profissional está entre as especialistas de urgência e emergência mais reconhecidas no país, com participação, inclusive, na série documental “Águias da Cidade”, exibida pelo Discovery Channel que mostra o trabalho de pilotos, médicos e enfermeiros em atendimentos com o helicóptero Águia da Polícia Militar.

“Em linhas gerais, a doutora explicou como o transporte aeromédico funciona na prática e de que forma podemos ingressar nessa área”, conta Ronaldo Pereira Junior. “O profissional de Enfermagem para esse tipo de resgate deve ser militar”.

Outro destaque foi a mesa-redonda “Dificuldades do Atendimento Pré-Hospitalar em Malha Viária”, com os doutores Marcelo Itiro Takano, Marcelo Augusto Okamura e Raulfe Cluife Cardoso. O debate abordou o quanto o tráfego, principalmente em áreas metropolitanas, pode impactar no atendimento de emergência.

Para o estudante Ronaldo Pereira Junior, participar dessas discussões é muito importante para o desenvolvimento profissional. “Podemos refletir sobre os desafios do atendimento de urgência e emergência, tanto do ponto de vista de grandes cidades, quanto da realidade em municípios do interior, como o nosso aqui de Assis”.

O I Congresso de Urgência e Emergência e o IV Simpósio do SAMU Regional de Botucatu ocorreram entre os dias 3 e 5 de agosto, na Faculdade de Medicina do Botucatu.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos