Notícias FEMA

Alunos visitam indústria em Tamarana-PR

Alunos do curso de Química da FEMA visitam a indústria Tamarana Tecnologia Ambiental, na cidade de Tamarana-PR, no dia 20 de outubro deste ano. A empresa é reconhecida nacional e internacionalmente, sendo uma das mais conceituadas na área de reciclagem de chumbo

Em 20 de outubro deste ano, alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em visita técnica, foram à indústria Tamarana Tecnologia Ambiental, que fica na cidade de Tamarana-PR. A empresa é reconhecida nacional e internacionalmente, sendo, atualmente, uma das mais conceituadas na área de reciclagem de chumbo. Tem certificações importantes como ISO 14001, ISSO 9001 e a OHSAS 18001.

Durante a visita, os alunos conheceram as instalações da empresa. “Conhecemos a área de controle informatizado, sistemas de exaustão, almoxarifado e estação de tratamento de efluentes. Tivemos acesso também a todo o processo de recuperação do chumbo e demais componentes das baterias”, disse o professor Marcelo Silva Ferreira, docente no curso de Química da FEMA que acompanhou os alunos na viagem.

O processo de recuperação do chumbo, além de recuperar o metal, também recupera toda a estrutura plástica das baterias e do ácido sulfúrico que a compõem. Por meio de indústrias assim, com programas de qualidade, é possível alcançar a preservação e contribuição com o meio ambiente.

Durante o tour pela empresa, a turma foi acompanhada por dois funcionários que tiraram suas dúvidas sobre o processo industrial e controle ambiental. Visitas técnicas como essa demonstram a estreita relação entre o conteúdo teórico e a prática, sendo essencial que esses dois sejam aliados.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos