Notícias FEMA

Alunos de Enfermagem promovem roda de conversa sobre diabetes na UBS Fiúza

Iniciativa abordou necessidades dos pacientes diabéticos com participação de nutricionista e psicóloga, aproximando a comunidade acadêmica das demandas de saúde locais

 

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fiúza, abordando temas relacionados ao diabetes. A iniciativa, parte de um projeto de extensão curricular, teve como objetivo identificar e atender às necessidades de saúde da população local, especialmente dos pacientes diabéticos.

 

Os alunos Vitória Gusmão Oliveira, Rafaela Marchetti Machado, Thainan Gabriel Inácio, Silmara Cristina Fernandes Ribeiro, Wellington Chaves Alves, Maria Isabella Grillo Franco, Paulo Ricardo Coelho Xavier, Sunamita Gabrielly Silva e Pamela Letícia Santos da Costa, orientados pela professora Dra. Elizete Mello da Silva, conduziram o projeto. 

 

Em colaboração com os profissionais de saúde da UBS, os alunos desenvolveram um instrumento de avaliação socioeconômica e da situação clínica dos pacientes, identificando a necessidade de uma ação educativa. A decisão em grupo levou à realização de uma roda de conversa para os pacientes diabéticos.

 

Para isso, a nutricionista Luciana Gonçalves Carvalho e a psicóloga Maria Beatriz Alonso foram convidadas a participar, oferecendo orientações aos pacientes e seus familiares sobre as diversas facetas do diabetes.

 

O estudante Paulo Ricardo Coelho Xavier, que esteve envolvido no projeto, compartilhou sua experiência: “Gostei muito desta roda de conversa, pois foi uma grande oportunidade para escutarmos as dúvidas de nossos pacientes e trocar experiências com as professoras convidadas. Essa troca de informações foi muito boa, pois colocamos em prática a arte do cuidar e não só tratar um paciente”, declara.

 

A roda de conversa foi um sucesso, proporcionando um espaço de diálogo e aprendizado tanto para os pacientes quanto para os estudantes e profissionais de saúde, reafirmando a importância de projetos de extensão que aproximam o conhecimento acadêmico das necessidades reais da comunidade.




FEMA participa da feira de empregos e profissões Oportuna 2024

Estande da faculdade atraiu visitantes com diversas opções de graduação   A Fundação ...

Leia mais

Diretoria Regional de Ensino e Instituto ZIMBAUÊ lançam XIV Festival da Consci …

Evento celebra 20 anos do Instituto ZIMBAUÊ e traz novo formato para comemorar o Mês da ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos