Notícias FEMA

Alunos conhecem a Bsbios, no Paraná

Empresa de biocombustível é uma das maiores do Brasil

No início do mês, estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foram recebidos na Bsbios Energia Renovável, em Marialva, PR.

Uma das maiores empresas de biocombustível do país, a Bsbios atua no setor de energia sustentável desde 2005, com produção de 424,8 milhões de litros de biodiesel por ano em suas duas plantas, Passo Fundo, RS, e Marialva, PR. Na unidade paranaense, o biocombustível é produzido a partir de óleos vegetais, principalmente de soja e canola, além de gordura animal.

“Vimos o recebimento de sebo animal e óleo de soja que são submetidos, após mistura, à transesterificação para produção de biodiesel. Também, a recuperação dos seus subprodutos, como glicerina e borra, usados na indústria cosmética e alimentícia”, conta a professora Patrícia Cavani que, ao lado do professor Marcelo Ferreira, supervisionou o grupo de estudantes do segundo e terceiro ano da Fema no tour pela empresa.  

Durante todo o trajeto, os alunos foram acompanhados por profissionais das áreas de gestão, meio ambiente e de segurança do trabalho. “Tivemos acesso ainda ao laboratório de controle de qualidade e ao setor de controle operacional”, destaca Cavani.

As visitas técnicas são fundamentais para que os alunos correlacionem as teorias aos processos práticos e percebam o importante papel que a Química exerce no desenvolvimento industrial e sustentável do país. “Foi a primeira vez que estivemos em uma empresa desse ramo. É uma oportunidade única para os estudantes verem a aplicação dos ensinamentos em sala de aula”.

Ao produzir biodiesel, combustível sustentável cada vez mais utilizado em todo o mundo, a Bsbios, certificada com normas internacionais de qualidade e com selo do Inmetro, gera empregos no campo e na cidade, incentiva e participa da agricultura familiar e desenvolve projetos sociais e educativos, sempre respeitando o meio ambiente.

Vista panorâmica da Bsbios Energia Renovável, em Marialva, PR. (Foto: Reprodução/Bsbios)

Vista panorâmica da Bsbios Energia Renovável, em Marialva, PR. (Foto: Reprodução/Bsbios)

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos