Notícias FEMA

Alunos aprendem novas metodologias

A palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas” abordou a quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino e mostrou como funcionam as novas metodologias de EAD híbrido

Alunos de todas as séries dos curso de Química, uma turma de Ciências Contábeis e duas turmas de Enfermagem da FEMA assistiram à palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas”, no dia 8 de fevereiro de 2019, no campus da instituição, ministrada pelos professores Tacito Graminha Campois e Leandro Henrique Magalhães.

O conteúdo da palestra tratou sobre a quebra dos paradigmas do sistema tradicional de ensino, com a adoção do Ensino à Distância (EAD), no modelo híbrido, que o curso de Química passa a adotar em 2019. Os palestrantes falaram, em especial aos alunos do primeiro ano de Química, sobre a importância da participação deles nesta nova metodologia, já que eles terão conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

De acordo com a professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, a apresentação teve muita pertinência, visto que a educação passa por um novo momento, com inserção de tecnologia a favor da aprendizagem. Ou seja, o ensino de hoje não pode mais ser feito como antes. “O palestrante abordou a quebra de paradigmas de que o professor é o único detentor do conhecimento. O professor, agora, é o organizador de um conteúdo. Se o aluno quiser, ele encontra todo o conhecimento nos meios digitais. O professor passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem”, falou Mary.

Na Química, o ensino da disciplina Escola e Currículo já acontece no sistema hibrido, no qual o aluno desenvolve atividades educativas pelo sistema online e off-line, com a mediação do professor, por meio das tecnologias da informação e comunicação. O palestrante Tácito deixou claro que, se o estudante já tem o conhecimento prévio do conteúdo, a aula presencial torna-se muito mais rica. Ou seja, se ele trabalhar anteriormente no ambiente virtual de aprendizagem, a aula presencial se tornará um momento de aplicação e análise dos conteúdos.

Na segunda parte da palestra, os graduandos puderam ver um jogo, que os palestrantes apresentaram. O jogo faz parte dessas novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem e os professores demonstraram como a leitura prévia do conteúdo, no AVA, ajuda no melhor rendimento da aula prática, que é dada presencialmente.

Essa palestra também faz parte de um novo momento da FEMA, que tem se esforçado para modernizar-se e migrar para novos modelos de educação, frente aos desafios que a tecnologia têm colocado.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos