Notícias FEMA

NEaD inaugura espaço no site da FEMA

O objetivo do Núcleo de Educação a Distância é assessorar os professores em ações educacionais na modalidade de ensino à distância

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) agora tem uma aba no site da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que visa dar maior visibilidade às ações realizadas pelo órgão.

Responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de todas as ações educacionais que dizem respeito à modalidade de ensino à distância, o NEaD é um órgão permanente de apoio que tem como principal objetivo desenvolver e implementar projetos de educação com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, ativa e colaborativa, por meio da tecnologia da informação e comunicação.

Por isso, o NEaD conta com uma equipe de profissionais e professores de diferentes competências envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos de educação a distância e tem como função analisar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar os programas educacionais lançados nessa modalidade.

Segundo o vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professor Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, o Núcleo dá suporte para os coordenadores dos cursos, para que o ensino à distância siga uma metodologia e seja implantado e realizado de forma padronizada. “Implantamos essa metodologia nos cursos de Informática e Química, e o NEaD prestou apoio à coordenação desses cursos. Não podemos deixar de destacar também a área de TI, o professor Luiz Ricardo Begosso que deu todo o suporte com a equipe do CEPEIN, para que as aulas remotas fossem possíveis. Junto ao Núcleo EAD, o CEPEIN, a Agência e os coordenadores, ofereceram todo o suporte para que nossos professores e alunos conseguissem assistir às aulas de forma remota no início da pandemia e, agora, estamos levando a possibilidade dessa modalidade ser realizada em todos os cursos que tiverem interesse”, declara o diretor.

Poletto ainda reforça as facilidades que o EaD proporciona para os alunos e professores. “Apesar de os cursos serem presenciais, até 20% deles podem ser oferecidos de forma EaD. Uma coisa que também deu muito certo à distância, foram as orientações de PIC e de TCC, as bancas de TCC, os eventos acadêmicos, e agora elas podem continuar sendo realizadas dessa forma. Isso facilita tanto para o professor, quanto para o aluno”, finaliza.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, professora Dra Stelamary A. Despincieiri Laham, a experiência durante os dois anos de pandemia fortaleceu a ideia de que a FEMA pode oferecer seus cursos com qualidade em qualquer modalidade de ensino. “Além do trabalho de implementação de cursos e disciplinas na modalidade a distância, nosso objetivo também é desenvolver a cultura digital e de EaD na instituição. A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação. Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. O ensino híbrido já é algo real, intensificado por conta da Pandemia, e a experiência que tivemos durante esses dois anos fortaleceu a convicção que a FEMA pode oferecer seus cursos com qualidade independente da modalidade”, diz Stela.

Além de prestar suporte às coordenações, o NEaD também oferece treinamentos internos, para os professores, e externos, junto às instituições de educação municipais e estaduais, e produz o FEMACAST, cuja finalidade é disseminar conhecimentos à comunidade por meio de seus professores e alunos.

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...

Leia mais

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP

No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos