Notícias FEMA

FEMA amplia atuação na formação médica com novos programas de residência

Parceria com a Santa Casa, o Hospital Regional e o Instituto de Oftalmologia de Assis amplia oportunidades de especialização para egressos da Medicina

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) firmou um importante acordo com instituições de saúde da cidade para a implantação de programas de Residência Médica, fortalecendo a formação de profissionais e ampliando as oportunidades de especialização na região.

 

Construída em parceria com a Santa Casa de Assis, o Hospital Regional de Assis (HRA) e o Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), a iniciativa contempla seis programas de residência: Clínica Médica (FEMA/Santa Casa), Cirurgia Geral (FEMA/Santa Casa), Oftalmologia (Santa Casa/IOA), Clínica Médica (FEMA/HRA), Pediatria (FEMA/HRA) e Nefrologia (FEMA/HRA).

 

As residências médicas já foram aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e o edital de seleção será publicado em breve no site da FEMA e nos canais oficiais dos hospitais participantes.

 

Os programas de Clínica Médica e Cirurgia Geral da Santa Casa foram elaborados pela Comissão de Residência Médica (COREME) da FEMA, sob coordenação do professor e médico Bruno Daniel Ferrari. Já o programa de Oftalmologia foi desenvolvido pelo médico oftalmologista Victor Andreghetti, e credenciado pela Santa Casa em parceria com o IOA. Os programas do HRA, por sua vez, foram escritos pela COREME do hospital, coordenada pela professora Ma. Jordana Rabelo Bergonso.

 

Em todos os programas, a FEMA será parceira nas atividades científicas e acadêmicas, promovendo integração com a graduação e oferecendo aos estudantes a possibilidade de continuar sua formação e especialização em Assis.

 

De acordo com o diretor acadêmico da FEMA, Ricardo Estefani, o acordo representa um marco para a instituição e para a saúde regional. “Essa conquista abre novas oportunidades para nossos egressos e docentes, que agora poderão atuar também como supervisores de residentes. É um avanço significativo para a escola de Medicina e para o desenvolvimento científico e educacional da nossa cidade”, afirma.

 

As residências médicas já foram aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica e o edital será publicado em breve no site da FEMA e dos órgãos oficiais dos hospitais.

 

O início dos programas marca um passo importante para o fortalecimento da área da saúde em Assis, consolidando a cidade como um polo de formação médica e referência em ensino e assistência.

 

Equipes da FEMA visitam estudantes de escolas de Assis

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou uma série de visitas a escolas do ...

Leia mais

FEMA abre inscrições para o Programa de Iniciação Científica 2026

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) anuncia a abertura das inscrições para o ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos