FEMA lança Projeto de Acessibilidade e Inclusão
Evento de abertura reuniu gestores, comunidade acadêmica e especialistas para discutir equidade no ensino superior
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) lançou, na última segunda-feira (25), o Projeto de Acessibilidade e Inclusão, em evento realizado no Auditório do Bloco 12.
A iniciativa marca os 40 anos da instituição e tem como objetivo promover um ambiente acadêmico mais inclusivo, com ações voltadas à formação continuada, sensibilização da comunidade e ampliação da participação de estudantes com deficiência em todas as dimensões da vida universitária.
O encontro contou com a palestra “Acessibilidade e inclusão na universidade: mobilização e ações de toda a comunidade acadêmica”, ministrada pela professora Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru.
A palestrante destacou a importância da união entre gestores, professores e estudantes para que a inclusão se concretize nas práticas diárias das instituições de ensino superior.
O diretor executivo da FEMA, Gustavo Gomes Silva, ressaltou que o tema é tratado como prioridade na instituição. “A direção executiva se preocupa com esse tema porque diz respeito a toda uma estrutura para possibilitar aos nossos alunos um aprendizado de qualidade, inclusive aqueles que precisam de algum tipo de acessibilidade. Essa é uma política muito cara para a FEMA, para que todos os nossos alunos saiam satisfeitos com a educação que nós oferecemos”, afirmou.
Na mesma linha, o diretor acadêmico da FEMA, Ricardo Estefani, destacou a relevância da criação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. “A FEMA é uma das pioneiras em relação a isso. A comissão avalia desde questões estruturais, como acessibilidade física e recursos como braile e libras, até a readequação dos projetos pedagógicos dos cursos. Nosso objetivo é oferecer condições equitativas a todos os estudantes, inclusive aqueles com neurodivergências, como TDAH e autismo, além de orientar os professores em como atender melhor esses alunos”, explicou.
Já a presidente da comissão, Stela Laham, reforçou que o lançamento representa apenas o primeiro passo de um projeto de longo prazo. “Hoje nós tivemos o lançamento do projeto de acessibilidade e inclusão da FEMA, que será desenvolvido em quatro anos. Esta é apenas a primeira etapa, com foco na formação de toda a comunidade acadêmica para sensibilizar professores, alunos e funcionários quanto à importância da inclusão”, declarou.
Participaram do evento membros da comunidade acadêmica da FEMA, entre eles membros do Conselho Curador, coordenadores de curso e professores. A palestra abriu espaço para reflexões sobre o papel das universidades na garantia de acessibilidade, reforçando que as ações precisam ir além da adaptação física dos espaços, abrangendo também aspectos pedagógicos, tecnológicos e sociais.
O Projeto de Acessibilidade e Inclusão será desenvolvido ao longo dos próximos quatro anos, com atividades que envolvem estudantes, docentes e colaboradores, fortalecendo o compromisso institucional da FEMA com a equidade no ensino.
Confira todas as fotos do evento no Flickr da FEMA.
Posts relacionados

FEMA realiza capacitação sobre atualização da NR-1
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na manhã do dia 20 de maio de ...
Leia mais
Justiça suspende decreto da Prefeitura que determinava repasse do IRRF da FEMA
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou a suspensão dos efeitos do ...
Leia mais