Notícias FEMA

Professora participa do maior congresso de Computação da América Latina

Evento em Maceió discutiu o papel da Inteligência Artificial Generativa na educação e destacou a importância do letramento em IA na formação de profissionais de TI

A coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, esteve presente no 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado de 20 a 24 de julho, em Maceió (AL).

 

Reconhecido como o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina, o CSBC reuniu pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de todo o país para debater os rumos da área. Em 2025, o congresso teve como tema “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, reforçando o papel estratégico da tecnologia na construção de um futuro mais equilibrado.

 

Durante o evento, a professora Diomara Barros também participou do Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ), promovido pela Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Voltado a coordenadores, docentes e demais integrantes da comunidade acadêmica, o curso teve como destaque a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa na Educação em Computação.

 

As atividades abordaram os desafios e as oportunidades que a IA Generativa impõe ao ensino, destacando a necessidade urgente de letramento digital nas universidades e a importância de incorporar questões éticas à prática docente e à pesquisa. Segundo a professora Diomara, uma das reflexões mais marcantes do encontro foi a constatação de que o profissional de TI não será substituído por uma inteligência artificial, mas poderá ser superado por outro profissional que souber usar as ferramentas de IA de forma eficiente

 

Estudantes de Tecnologia da FEMA fazem visita técnica à TOTVS

No dia 26 de novembro de 2025, um grupo de estudantes dos cursos de Tecnologia da Fundação ...

Leia mais

Hub Inova FEMA é credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação

O núcleo de inovação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) acaba de entrar ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos