Estudantes dos cursos de Informática da FEMA apresentam TCCs
Evento reuniu 42 apresentações com um novo formato; projetos destacam inovações tecnológicas, como blockchain e Inteligência Artificial
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2024, estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência da Computação (BCC) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram as apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Anfiteatro do Bloco 12. Durante os três dias, 42 projetos foram apresentados, marcando um momento de fechamento dos esforços acadêmicos dos estudantes.
Entre os trabalhos apresentados, o estudante Felipe Araujo de Almeida destacou a criação de um sistema para gerenciamento de documentos educacionais utilizando a tecnologia de blockchain. “Meu TCC foi focado no desenvolvimento de um sistema para facilitar o acesso a informações como diplomas e certificados, usando a rede Ethereum. A ideia é reduzir a burocracia e a centralização desses documentos, permitindo que uma universidade valide diplomas de outras instituições com mais agilidade”, explicou Felipe. Ele ainda ressaltou a importância do suporte recebido do orientador, professor Me. Guilherme de Cleva Farto, para alcançar os objetivos do projeto.
Outro trabalho que chamou a atenção foi o de Gabriel Mossini dos Santos, que abordou o uso da Inteligência Artificial para a segurança no trabalho. “Desenvolvi uma rede neural para detectar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em ambientes de trabalho, visando aumentar a segurança dos colaboradores”, comentou Gabriel, destacando o potencial da IA para prevenir acidentes e até salvar vidas.
Neste ano, as apresentações de TCC trouxeram uma novidade: o formato de exposição com banners. De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, a mudança buscou tornar o evento mais dinâmico e acessível. “O novo modelo permitiu que todos os alunos apresentassem seus projetos no mesmo ambiente, promovendo maior integração e apoio entre os colegas. Embora tenha reduzido a formalidade, manteve a responsabilidade e proporcionou uma experiência positiva para todos”, afirmou a professora. A interação mais próxima entre estudantes e professores durante as bancas também foi um dos pontos destacados na nova dinâmica.
Você pode conferir todas as fotos das apresentações no Flickr da FEMA.
Posts relacionados

Estudantes de Tecnologia da FEMA fazem visita técnica à TOTVS
No dia 26 de novembro de 2025, um grupo de estudantes dos cursos de Tecnologia da Fundação ...
Leia mais
Hub Inova FEMA é credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação
O núcleo de inovação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) acaba de entrar ...
Leia mais