Curso de Enfermagem promove capacitação em evento da LIGO
Capacitação teórica e prática oferecido pela FEMA em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) visa reduzir a mortalidade materna através de técnicas de sequenciamento
No dia 29 de abril de 2023, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) realizou um evento de capacitação do manejo da hemorragia pós-parto na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estabeleceu estratégias para reduzir a mortalidade materna, e a hemorragia pós-parto é a principal causa de morte materna. Com base nisso, a LIGO reproduziu uma capacitação teórica e prática, onde participaram cerca de 55 alunos do curso técnico de enfermagem da ETEC Assis e da graduação em Enfermagem da FEMA.
Os participantes tiveram a oportunidade de simular o manejo da hemorragia pós-parto e de confeccionar o balão de Bakri, um balão hemostático que faz a compressão do útero. A capacitação também ofereceu teoria e prática, com a utilização de sequenciamento na abordagem da hemorragia pós-parto e o uso de tecnologias para enfrentamento ao choque hemorrágico, com estações de simulação realística.
Segundo a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, que coordenou a capacitação, a Estação Prática Código Vermelho é considerada a mais complexa do ponto de vista emocional. “Essa estação exigiu a organização rápida de fluxos assistenciais, a utilização de um protocolo específico e do kit de hemorragia pós-parto em uma paciente cujo sangramento piorava a cada minuto”, comenta.
O evento foi considerado muito proveitoso para os participantes, que puderam refletir sobre o papel do enfermeiro e da enfermagem no manejo da hemorragia pós-parto, além de também discutir a situação das emergências obstétricas, dos óbitos maternos e da organização da rede materno-infantil no município de Assis.
A iniciativa da LIGO e da FEMA contribui para a formação dos futuros profissionais da saúde e para a melhoria da assistência prestada às mulheres em situação de parto e pós-parto. A redução da mortalidade materna é uma meta importante a ser alcançada e eventos como esse são essenciais para atingirmos esse objetivo.
Posts relacionados

Estudantes de Enfermagem realizam ação em escola de Assis durante o ano
Um grupo de estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...
Leia mais
Enfermagem desenvolve ações de Segurança do Paciente no Lar dos Velhos
As estratégias educativas desenvolvidas com estudantes do segundo ano do curso de Enfermagem da ...
Leia mais