Turma do Programa FEMA Robótica completa um mês de desafios e aprendizado
Curso visa expandir os horizontes dos alunos e prepará-los para um futuro onde eles possam aplicar suas habilidades e conhecimentos em robótica e tecnologia
No último dia 11 de abril de 2024, os estudantes participantes do Programa FEMA Robótica completaram um mês de atividades de construção e programação de robôs. Promovido pela Fundação de Educação do Município de Assis (FEMA), o programa é um projeto de extensão da coordenadoria de Informática da FEMA/IMESA e tem como objetivo principal despertar o interesse de adolescentes e pré-adolescentes pela robótica e tecnologia.
A jornada começou em 11 de março de 2024, com uma aula inaugural que marcou o início desta emocionante aventura educacional. Desde então, os alunos têm mergulhado em um mundo de descobertas, aprendendo conceitos fundamentais de engenharia, eletrônica e programação enquanto enfrentam desafios práticos na construção e operação de robôs utilizando kit LEGO EV3.
O programa não apenas oferece conhecimento teórico, mas também promove habilidades práticas essenciais, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Com o apoio e a orientação da professora Ma. Gisele Constantino, os participantes são incentivados a explorar sua criatividade e inovação, desenvolvendo projetos que desafiam suas habilidades e os inspiram a superar limites.
Segundo a orientadora do projeto, professora Gisele Constantino, a turma do Projeto FEMA Robótica demonstra rápida evolução e participação ativa nos desafios semanais. “A cada semana temos um desafio novo, que vai desde a construção de uma base motriz até a utilização de motores e sensores. Isso tudo com uma pitada de diversão, como por exemplo, o robô catapulta, que tem como objetivo lançar objetos com um movimento rápido do motor médio, assim que o sensor identifica uma linha. Esse foi um dos projetos que os alunos mais se divertiram enquanto aprendiam, o que é muito gratificante”, conta.
E a satisfação com o curso se estende aos pais de alunos do projeto, como Arlei Andreotti, pai do Felipe Andreotti, de 12 anos. “O Felipe está gostando muito do curso de robótica, porque além do curso em si que desperta a curiosidade, o raciocínio e o pensamento lógico, frequentar um ambiente universitário para uma criança de 12 anos é o máximo, ele está se achando! Além disso, a próxima turma estará cheia de candidatos coleguinhas dele. Vida longa ao curso”, expressa Arlei.
A coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Ma. Diomara Martins Reigato Barros, também expressa sua satisfação pela retomada do projeto. “Esse projeto tem um grande compromisso com a comunidade, que é despertar o raciocínio lógico e o pensamento computacional nesses adolescentes. O projeto foi reestruturado e acreditamos que trará muitos frutos”, comenta a professora.
O compromisso da FEMA com a educação e o avanço tecnológico é evidente no investimento contínuo neste programa inovador. Ao capacitar os jovens com habilidades relevantes para o futuro, a instituição contribui para o desenvolvimento de uma geração preparada para os desafios do mundo moderno.
Posts relacionados
FEMA abre inscrições para curso gratuito de robótica
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) iniciou as inscrições para o FEMA ...
Leia maisAlunos de Enfermagem promovem roda de conversa sobre diabetes na UBS Fiúza
Iniciativa abordou necessidades dos pacientes diabéticos com participação de nutricionista e ...
Leia mais