Notícias FEMA

Trabalho de estudante de Química é aprovado em Congresso Digital

Estudo foi desenvolvido com o apoio de professor da UNESP de Assis

 

A estudante do 4º ano do curso de bacharelado em Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Bianca Silva Bras, teve seu trabalho “Síntese verde, avaliação antioxidante e antiglicante de nanopartículas de fitoterápico de Avena sativa (Neuravena®)”  aprovado pela banca do IV Congresso Digital de Nanotecnologia e Bioengenharia, promovido pela Embrapa. 

 

O estudo foi desenvolvido pela estudante com a ajuda e apoio da coordenadora do curso de Química da FEMA, a professora Dra. Mary Leiva de Faria, e do professor do curso de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras de  Assis (UNESP), Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva. O trabalho ainda contou com considerações de professores do Instituto de Química de Araraquara (UNESP), Célia Cristina Malaguti Figueiredo, Filipe Oliveira Granero, Isabelly do Nascimento Pereira e Laura Camargo Zibordi. 

 

No trabalho, a estudante teve como objetivo avaliar a formação de nanopartículas de prata (AgNPs) com extrato seco padronizado do fitoterápico Neuravena® por meio do processo de síntese verde, além de avaliar a inibião da oxidação e ação antiglicante do extrato e das AGNPs. “De acordo com os resultados que obtive durante o estudo, foi possível concluir que o método de síntese verde para a obtenção dessas nanopartículas de prata realmente produz as nanoparticulas e também demonstram ações antioxidante e antiglicante. Sem dúvidas, é muito importante para mim ter este trabalho aprovado e é um estudo que pretendo aprofundar na minha pesquisa. Agradeço muito aos professores envolvidos, principalmente o professor Regildo Gonçalves da Silva, que contribuiu imensamente para a pesquisa”, concluiu a estudante. 

O Congresso Digital de Nanotecnologia e Bioengenharia (CDNB) é um importante espaço de discussão da comunidade científica e empresarial brasileira, dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação. “Ambientes como esses fóruns são excelentes oportunidades para que nossos estudantes interajam com a comunidade de cientistas renomados e empresários do ramo, por isso aqui na FEMA sempre os incentivamos a investir tempo de qualidade em pesquisa e inovação”, finalizou a professora Mary Leiva.

FEMA lança novo site da Revista INTELECTO

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) acaba de lançar o novo site da Revista ...

Leia mais

Fórum Científico reúne pesquisadores e supera expectativas de participação

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2024, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos