Notícias FEMA

SemaCom discutiu a “Comunicação Agora”

Profissionais da área compartilharam suas experiências durante a Semana da Comunicação

A Semana da Comunicação 2017, SemaCom, terminou na quinta-feira, dia 20, no anfiteatro da FEMA. Com o tema “Comunicação Agora”, a semana acadêmica do curso de Publicidade de Propaganda trouxe uma ampla programação.

Coube ao artista plástico Anderson Ferreira Lemes, o Alemão, a palestra de encerramento. Durante cerca de uma hora, o profissional falou sobre sua carreira, os desafios para se fazer arte no interior e seus trabalhos como grafiteiro.

“O grafite é uma arte democrática. A arte de rua é algo para toda população. Tem pessoas que nunca tiveram acesso a um museu, mas podem ter acesso ao grafite”, disse o artista plástico nascido em Assis.

No bate-papo, Alemão mostrou uma série de suas obras expostas em dezenas de países e também os trabalhos produzidos na cidade. Um dos grafites mais recentes, a “Mutação dos Pássaros”, foi feito especialmente para a SemaCom.

“É uma relação de dois pássaros que se unem. Se você se posicionar ao centro, o desenho vira duas asas, se você se distanciar ele vira dois pássaros. Quis transmitir essa noção de asas, do voo, justamente na parede do bloco onde se concentra o setor de comunicação da FEMA”.

Bruno Santos (e/d), Rafael Rodrigues e Anderson Lemes, o Alemão, palestrantes da SemaCom 2017. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Bruno Santos (e/d), Rafael Rodrigues e Anderson Lemes, o Alemão, palestrantes da SemaCom 2017. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Mais palestras e workshops

Bruno Santos, coordenador de Trade Marketing da Chilli Beans, abriu a semana acadêmica na segunda, 17, falando sobre “Como Criar uma Experiência Marcante/Picante no PDV”.

“Trade Marketing nada mais é do que você escorrer a comunicação de marketing para o ponto de venda, o PDV. Você fazer que o consumidor final entenda no PDV a comunicação que você quer passar sobre determinado produto ou serviço”, explica o publicitário.

Na terça, dia 18, aconteceu um workshop com profissionais de marketing da TV TEM, afiliada da Rede Globo. Eric Ursini e Marcus Bueno abordaram a sinergia entre TV e Internet e de que forma explorar a integração dessas mídias. E, no penúltimo dia, o designer gráfico Rafael Rodrigues apresentou a palestra “Okondwa: Música e Comunicação no país mais pobre do mundo”.

Além das palestras, a SemaCom também elaborou minicursos. Neste ano, foram apresentados “Curadoria de Conteúdo na Estratégia de Marketing Digital”, com a social mídia na agência Nova MCP Jussara Nascimento, “CGI e VFX na Publicidade Atual”, de Alex Barbosa, desenvolvedor de efeitos 3D, e “Direção, Produção e Processo Criativo em TV e Novas Mídias”, com o ator, produtor e diretor Fábio Alexandrelli.

Premiação

Uma das características da Semana de Comunicação é a participação dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. As turmas, divididas em agências (grupos), produzem trabalhos, que são avaliados por um júri. O tema é único para todos, e o escolhido para essa edição foi “Tolerância”.

Cada ano desenvolveu uma peça específica. O 1º ano realizou o desfile de camisetas, vencido pela Dunitte. A agência Dona Onça ganhou a disputa na exposição de cartazes do 2º ano. O 3º ano trouxe o marketing de guerrilha, e quem levou a melhor foi a Way. Já a mostra de vídeo do 4º ano ficou com a agência Faces.

Marcus Bueno e Eric Ursini, profissionais de marketing da TV TEM, no workshop promovido na Semana da Comunicação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Marcus Bueno e Eric Ursini, profissionais de marketing da TV TEM, no workshop promovido na Semana da Comunicação. (Foto: Henrique Guimarães/FEMA)

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos