Notícias FEMA

Rua ganha nome de ex-presidente da FEMA

Rua de Assis receberá nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, ex-presidente da FEMA. Projeto de Lei foi apresentado pela vice-diretora da FEMA e vereadora, Elizete Mello da Silva

A vice-diretora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e vereadora, Elizete Mello da Silva, também conhecida como professora Dedé, apresentou um Projeto de Lei para que uma rua na cidade de Assis receba o nome do professor doutor Ulysses Telles Guariba Netto. Ulysses foi ex-presidente da FEMA e faleceu em 7 de fevereiro de 2017. A apresentação do projeto aconteceu no dia 21 de março, na Câmara Municipal e foi aprovado com unanimidade.

A disposição é para denominação da Rua “N”, do conjunto habitacional Jardim Nossa Senhora de Fátima. “É uma forma de eternizar o nome do professor e, sobretudo, demonstrar nossa gratidão, saudade e carinho por ele. Ele foi um pensador e grande estrategista político, que não mediu esforços para transformar a FEMA em uma fundação reconhecida em todo o estado de São Paulo”, destacou professora Dedé, com emoção. A proposição já foi transformada em lei, após promulgada e publicada no dia 2 de maio de 2018.

Ulysses teve seu primeiro mandato como Presidente da FEMA no final dos anos 90 e com seu espírito inovador e visionário, conseguiu aprovação para cinco novos cursos naquela ocasião, sendo eles: Ciência da Computação, Direito, Administração, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Química Industrial. Finalizou seu mandato em 2000 deixando a Instituição consolidada e reconhecida na região e retornou em 2012 com o pleito para trazer o curso de Medicina para a FEMA. O que parecia ser um sonho se tornou realidade em 2015, pelas mãos do professor. Ele conseguiu colaboração de todos para essa nova fase, como médicos e vereadores, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e Conselho Estadual da Educação (CEE), que autorizou o início do curso.

O professor foi membro do CEE, órgão que estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, desde educação infantil até Ensino Médio e profissional, além de orientação para instituições de ensino superior públicas do Estado e credenciação de cursos. Atuou na área da educação por mais de 30 anos, sendo professor doutor na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, onde ajudou a instalar o Curso de Filosofia, transferido em 1976 para Unesp – Marília.

Ulysses teve intensa participação nos episódios que envolveram a violação dos Direitos Humanos, na Unesp, durante a Ditadura Militar, de 1964 a 1985. Possui extenso currículo com graduação na USP, em Filosofia, e na Université de Provence, na França, em Estudos Políticos. Pós-graduação em história pela mesma universidade francesa já citada e doutor em História pela Unesp. Tem cursos de extensão universitária e bolsas para estudo no exterior. Ministrou cursos de especialização e pós-graduações e teve participação em inúmeras palestras, conferências, mesas redondas, debates, simpósios e reuniões científicas, como também realizou muitas atividades administrativas no Ensino Superior. Publicou trabalhos, artigos, livros e participou de sociedades científicas e culturais.

Queremos homenagear um grande homem, que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e por isso apresentei a comunidade Assisense esse projeto de lei, que agora já é realidade, para simbolizarmos nossa gratidão por toda a luta levantada pelo professor”, completa Dedé. Ulysses deixou grande saudade no coração de seus familiares, amigos e pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos