Notícias FEMA

Projeto voluntário da FEMA no Abrigo a Idosos

Professoras e alunos do curso de Enfermagem da FEMA realizam atividades voluntárias no Abrigo a Idosos há três anos, e para finalizar 2018, a turma esteve presente no asilo no dia 30 de novembro para celebrar o natal com atenção, cuidados, presentes e festa

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) não só oferece qualificação e formação para seus alunos, mas também está disponível para ajudar a comunidade. Na sexta-feira, dia 30 de novembro de 2018, um grupo de professoras e alunos esteve presente no Abrigo a Idosos para celebrar o Natal.

Dentre o grupo, cada aluno adotou um idoso para cuidar no dia e arrecadaram presentes. “Foi um dia muito especial e cheio de emoção. Fomos com um papai noel, que fez a entrega dos presentes, e tivemos uma festa”, contou a professora Fernanda Cenci Queiroz, coordenadora do curso de Enfermagem na FEMA.

A iniciativa surgiu há três anos na faculdade, com a coordenadora Fernanda e a professora Adriana Avanzi Marques Pinto. Os alunos também se envolvem nas atividades. “Realizamos atividades além da Enfermagem, é sobre o voluntariado mesmo. Ajudamos a dar banho, a dar comida e tudo mais que for preciso”, explicou a coordenadora. “Vamos aos finais de semana para prestar os cuidados na parte da saúde e também para trocar conhecimentos com essas pessoas que carecem de ajuda e atenção”.

Para a ação, o grupo fez uma parceria com o fotógrafo Jean Galvão, do projeto “Preto no Branco”, um projeto de fotografia solidária. Jean já participa das atividades desde o início e percebeu a necessidade em se registrar a realidade desses idosos por meio de seu olhar fotográfico. “É uma imagem que sensibiliza e faz com que a pessoa se solidarize e veja a necessidade do outro. Por isso o projeto se chama Preto no Branco, é uma mensagem clara e objetiva”, explicou Jean.

As atividades realizadas no dia 30 foram registradas e farão parte de uma exposição de Jean. A exposição acontecerá no dia 6 de dezembro, no Louis Buffet (Rua 7 de Setembro, nº 346, Centro), às 19h30.

“Porque não tornar esse projeto maior? Trazer ao público a realidade dessa instituição? Toda instituição tem sua dificuldade, e com o Abrigo a Idosos não é diferente. Então, quis sim fazer uma exposição. Tomamos o cuidado com a imagem desses idosos e com a curadoria das fotos para mostrar para as pessoas o carinho e o afeto, e que eles que vivem naquela instituição são pessoas como nós, que precisam de atenção, carinho e cuidado. Muitos não tem mais a visita da família”, finalizou o fotógrafo.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos