Profissionais aprendem a utilizar simuladores
Robôs criam diversos cenários e treinam alunos para situações reais

Entre os dias 12 e 15 de abril, profissionais da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema envolvidos com a faculdade de Medicina passaram por treinamento dos simuladores do Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde.
Giuditta Odoni, Especialista de Produtos da Laerdal Medical para América Latina, apresentou à equipe o equipamento e destacou algumas das possibilidades de utilização dos simuladores. “Podemos criar situações reais de hospitais e emergências, reproduzidas em ambientes fechados”.
Esse ambiente teórico dá a oportunidades aos estudantes de Medicina de trabalhar ações e reações de atendimento ao paciente. “Com esses robôs, configuramos, por exemplo, um surto de dengue. Vamos tratar essa situação e treinar os alunos para que eles saibam agir em condições reais”, explica Odoni.
A capacitação contou com nove integrantes da Fema, dentre médicos, biomédicos, professores e técnicos. Eles conheceram as características dos robôs e alguns dos cenários que podem ser simulados, como uma crise convulsiva, verificação de sinais vitais, dentre outros possíveis.
O Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde, que leva o nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, oferece tecnologia de ponta para auxiliar a formação dos estudantes. O espaço, localizado no bloco 9 da instituição, conta com três setores: o de Simulação Realística Avançada, onde aconteceu o treinamento feito pela Laerdal Medical, o de Morfo-funcional e o de Habilidades.
Posts relacionados

FEMA divulga prazo para pagamento antecipado da semestralidade com desconto
A direção executiva da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) publicou, por meio da ...
Leia mais
Alunos de Medicina visitam centro de estudos em animais peçonhentos da Unesp
Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais