Professores de Enfermagem passam por formação continuada sobre sala invertida
Atividade abordou construção de objetivos de aprendizagem, uso do Moodle e introdução da abordagem: sala de aula invertida

No dia 28 de julho de 2025, docentes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de um aprimoramento de abordagens pedagógicas e ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino superior.
A atividade, realizada ao longo do dia, contou com uma oficina conduzida pelas professoras Dra. Patrícia Ribeiro Mattar Damiance e Dra. Stelamary Aparecida Despincieri Laham, que abordaram a elaboração de objetivos de aprendizagem e de planos de aula e reforçaram o uso da plataforma Moodle como ambiente virtual de apoio à graduação em enfermagem. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, a ideia foi fortalecer a construção do processo de ensino-aprendizagem, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
“A retomada do uso do Moodle foi essencial, principalmente para que possamos formalizar o que será discutido com os estudantes, depositar materiais e estimular a interação contínua. Isso amplia o acesso dos estudantes aos conteúdos, em qualquer horário e lugar”, explica Adriana.
Durante o aprimoramento, o grupo também refletiu sobre a fluência digital como uma das competências docentes e organizou coletivamente as próximas semanas de aulas do segundo semestre. Além disso, os docentes foram apresentados à abordagem da sala de aula invertida, que passa a integrar o repertório de abordagens pedagógicas do curso, que até então trabalhava principalmente com o PBL (aprendizado baseado em problemas) e com a problematização.
“A proposta agora é dar continuidade a esse trabalho durante as nossas Educações Permanentes (EPs), que ocorrem às quartas-feiras. As professoras Estela e Patrícia farão a curadoria desse processo para que possamos revisar e aprimorar continuamente nossos planos de aula”, completa a coordenadora.
A formação teve início às 15h e seguiu até 22h55, com intervalo no início da noite. De acordo com a professora Adriana, a participação e o engajamento dos professores mostraram o quanto iniciativas como essa contribuem para um ensino mais dinâmico, estruturado e conectado com o perfil e com necessidades educacionais dos estudantes do curso de graduação em enfermagem.
Posts relacionados

FEMA apresenta proposta de Centro de Saúde Escola a deputado estadual
Na tarde desta sexta-feira, 8 de agosto, representantes da Fundação Educacional do Município de ...
Leia mais
Tecnologia, ensino e cuidado: o que vem pela frente na Enfermagem?
O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu, na noite da ...
Leia mais