Notícias FEMA

Professora tem seu Produto Educacional publicado em ebook da UENP

Me. Daniele Camargo celebra a inclusão de “Jovens Ativos” na publicação “Ensino como Prática Investigativa”

 

A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Me. Daniele Alves Camargo Vêncio, desenvolveu um produto educacional voltado à Educação Financeira, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo assunto, independentemente da disponibilidade financeira deles.

 

Com o título de “Jovens Ativos”, o produto educacional da docente foi um dos selecionados para compor o ebook  “Ensino como Prática Investigativa – reflexões teóricas, metodológicas e didáticas”, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os trabalhos reunidos nessa coletânea emergem de pesquisas translacionais, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da UENP.

 

“Jovens Ativos” é um boletim eletrônico, caracterizado como uma newsletter. Desenvolvido e operacionalizado por meio de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), destina-se a levar, ao jovem universitário, temas relevantes sobre finanças pessoais, como instrumento de apoio ao Ensino da Educação Financeira, com ênfase na formação de competências: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. O projeto nasceu como resultado de parte da dissertação de mestrado de Daniele Camargo, no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Paraná (UENP), e visa a contribuir com a formação dos jovens, para que, no futuro, possam ter uma vida mais sadia financeiramente.

 

A professora Daniele Camargo comemora esta publicação e agradece a todos envolvidos na aplicação do Produto Educacional, que ocorreu na FEMA, inclusive à direção, aos coordenadores de cursos e aos estudantes que passaram pelo projeto, e também de modo especial ao seu orientador Carlos Cesar Garcia Freitas . “É com grande alegria e gratidão que compartilho esta conquista! É um grande reconhecimento poder compor o ebook Ensino como Prática Investigativa da UENP! O desenvolvimento deste produto educacional  buscou contribuir para a promoção de vários tipos de conhecimentos e conteúdos atuais quanto à formação de competências, com o intuito de que os jovens possam compreender a importância de saber gerenciar suas finanças para uma melhor tomada de decisões no que diz respeito a sua vida e a seus sonhos. Estamos vivenciando uma época em que nunca houve tanta facilidade para o consumo. O acesso aos vários produtos existentes no mercado globalizado também estimula hábitos exagerados de compras de itens supérfluos, influenciando especialmente a juventude, que se torna cada vez mais endividada, sem expectativas e nem projetos de futuro. É preciso investir no ensino da Educação Financeira, pois além de relevante e transformador, contribui efetivamente para o desenvolvimento social e econômico de toda uma sociedade”, destaca Daniele.

 

Os temas abordados na newsletter seguiram a estrutura do documento “Orientação para Educação Financeira nas Escolas” (ENEF, 2012), que aborda os conteúdos em duas dimensões, a espacial e a temporal, e os princípios da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Brasil, 2010), distribuídos em seis edições, que contemplam os seguintes assuntos: Educação Financeira, Orçamento Financeiro, Planejamento Financeiro; Consumo Consciente; Crédito e Juros; e Investimentos. Para aqueles interessados em explorar o conteúdo, ele está disponível no site da FEMA.

Estudantes de Publicidade produzem podcasts em aula de Marketing Digital

Os estudantes do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do ...

Leia mais

FEMA celebra o sucesso da 16ª Expo Inovação

Na última semana, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a 16ª edição ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos