Notícias FEMA

Professora tem seu Produto Educacional publicado em ebook da UENP

Me. Daniele Camargo celebra a inclusão de “Jovens Ativos” na publicação “Ensino como Prática Investigativa”

 

A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Me. Daniele Alves Camargo Vêncio, desenvolveu um produto educacional voltado à Educação Financeira, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo assunto, independentemente da disponibilidade financeira deles.

 

Com o título de “Jovens Ativos”, o produto educacional da docente foi um dos selecionados para compor o ebook  “Ensino como Prática Investigativa – reflexões teóricas, metodológicas e didáticas”, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os trabalhos reunidos nessa coletânea emergem de pesquisas translacionais, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da UENP.

 

“Jovens Ativos” é um boletim eletrônico, caracterizado como uma newsletter. Desenvolvido e operacionalizado por meio de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), destina-se a levar, ao jovem universitário, temas relevantes sobre finanças pessoais, como instrumento de apoio ao Ensino da Educação Financeira, com ênfase na formação de competências: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. O projeto nasceu como resultado de parte da dissertação de mestrado de Daniele Camargo, no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Paraná (UENP), e visa a contribuir com a formação dos jovens, para que, no futuro, possam ter uma vida mais sadia financeiramente.

 

A professora Daniele Camargo comemora esta publicação e agradece a todos envolvidos na aplicação do Produto Educacional, que ocorreu na FEMA, inclusive à direção, aos coordenadores de cursos e aos estudantes que passaram pelo projeto, e também de modo especial ao seu orientador Carlos Cesar Garcia Freitas . “É com grande alegria e gratidão que compartilho esta conquista! É um grande reconhecimento poder compor o ebook Ensino como Prática Investigativa da UENP! O desenvolvimento deste produto educacional  buscou contribuir para a promoção de vários tipos de conhecimentos e conteúdos atuais quanto à formação de competências, com o intuito de que os jovens possam compreender a importância de saber gerenciar suas finanças para uma melhor tomada de decisões no que diz respeito a sua vida e a seus sonhos. Estamos vivenciando uma época em que nunca houve tanta facilidade para o consumo. O acesso aos vários produtos existentes no mercado globalizado também estimula hábitos exagerados de compras de itens supérfluos, influenciando especialmente a juventude, que se torna cada vez mais endividada, sem expectativas e nem projetos de futuro. É preciso investir no ensino da Educação Financeira, pois além de relevante e transformador, contribui efetivamente para o desenvolvimento social e econômico de toda uma sociedade”, destaca Daniele.

 

Os temas abordados na newsletter seguiram a estrutura do documento “Orientação para Educação Financeira nas Escolas” (ENEF, 2012), que aborda os conteúdos em duas dimensões, a espacial e a temporal, e os princípios da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Brasil, 2010), distribuídos em seis edições, que contemplam os seguintes assuntos: Educação Financeira, Orçamento Financeiro, Planejamento Financeiro; Consumo Consciente; Crédito e Juros; e Investimentos. Para aqueles interessados em explorar o conteúdo, ele está disponível no site da FEMA.

Semana de Administração e Contábeis discute desenvolvimento sustentável

De 2 a 6 de junho, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza a Semana ...

Leia mais

Estudantes da FEMA fazem intercâmbio no exterior

Duas estudantes da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estão participando do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos