Notícias FEMA

Professora publica seu artigo em revista

Estudo evidencia a prática da atividade física como um fator protetor, que reduz as complicações de doenças cardiovasculares em pacientes com câncer de mama

A professora do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dra. Mariana Romanholi Palma, teve um artigo de sua tese de doutorado “Association Between Physical Activity Levels in Different Domains and Cardiac Autonomic Modulation in Breast Cancer Survivors A Cross-sectional Study” publicado em uma revista de renome internacional – a Cancer Nursing.

Segundo Mariana, o objetivo do artigo foi analisar a relação entre os parâmetros da modulação autonômica cardíaca e os níveis de atividade física, em seus diferentes domínios, em mulheres que já tiveram câncer de mama. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) define, como atividade física, qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, que demande gasto de energia. Isto inclui atividades de trabalho, exercícios, tarefas domésticas, atividades de lazer ou até uma caminhada normal, por exemplo. E a modulação autonômica cardíaca pode ser usada como um indicador do risco de doenças cardiovasculares, e está associada ao desenvolvimento das principais doenças cardíacas, como infarto do miocárdio, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca”, declara.

Ela explica que, de acordo com o estudo da relação desses fatores, foi constatado que as sobreviventes de câncer de mama com maiores níveis de atividade física total (somando atividades de trabalho/ ocupação, esporte/exercício e tempo de lazer/deslocamento), apresentaram melhor modulação autonômica cardíaca em comparação com as mulheres menos ativas fisicamente, ou seja, menos propensão a doenças cardiovasculares. “Isto demonstra e evidencia a importância de aumentar os níveis de atividade física, em todos os domínios, para a manutenção da saúde cardiovascular das pacientes que já tiveram câncer de mama”, completa Dra. Mariana.

A tese de doutorado da professora Dra. Mariana Romanholi, já originou quatro artigos, sendo este o terceiro publicado. A FEMA parabeniza a professora pela publicação do artigo na renomada revista científica e reitera o compromisso da faculdade com a pesquisa e o desenvolvimento de novas ideias. O artigo está disponível para acesso (em inglês), mediante à assinatura da revista.

FEMA-semacom-2024

Publicidade da FEMA promove SEMACOM 2024

28ª edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir a economia ...

Leia mais
semacom_blog

Semana de Publicidade acontece na próxima semana

O evento será realizado do dia 20 ao dia 24 de maio de 2024, e as inscrições para o evento já ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos