Notícias FEMA

Professora desenvolve sequência didática

Sequência didática desenvolvida pela professora Valquíria Batista Bueno contemplou as turmas de terceiro, quarto e quinto ano, bem como os familiares dos alunos

A professora do curso de Ciências Contábeis da FEMA, Valquíria Batista Bueno, desenvolveu uma sequência didática de Educação Financeira para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Valquíria é mestranda em Ensino – Educação Financeira, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Campus de Cornélio Procópio), e o trabalho surgiu como uma produção técnica educacional de sua dissertação.

A sequência didática, um planejamento de atividades que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem sobre determinado tema, foi desenvolvida de forma interdisciplinar por meio dos conteúdos de História, Geografia e Matemática e resultou na criação de três livros. A história do dinheiro, compra consciente, consumo consciente e o ato de poupar e investir são alguns dos exemplos de assuntos abordados.

As atividades foram aplicadas no 4º ano C, da EMEF “Lucas Thomas Menk”, no município de Assis, e a exposição contemplou as turmas de terceiro, quarto e quinto ano, bem como os familiares dos alunos que participaram da sequência didática.

Foi um trabalho maravilhoso! Os alunos apresentaram grande interesse pela temática e se envolveram muito com a realização de cada uma das atividades pertencentes à sequência didática, a qual culminou em uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos, em que os alunos puderam apresentar e explicar cada uma das atividades”, Valquíria Batista Bueno, professora do curso de Ciências Contábeis da FEMA.

Importância da Educação Financeira

A docente Valquíria Batista Bueno conta que seu interesse em desenvolver a metodologia para os anos iniciais surgiu pelo fato de a Educação Financeira ser uma temática muito significativa na formação dos cidadãos. “A Educação Financeira vem ganhando relevância nos últimos anos e consiste na busca de melhores condições de vida, tanto no presente quanto no futuro”, explica. Para a professora e mestranda, além de se mostrar necessária a cada dia, a Educação Financeira também deve ser ofertada desde a infância, visto que representa um passo importante para o desenvolvimento da consciência e o fortalecimento da cidadania.

Parceria entre FEMA e Arquivo da Propaganda amplia acesso a acervo publicitário

O curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos