Notícias FEMA

Professora de Medicina da FEMA publica artigo em revista da Unesp

Estudo da professora Ma. Jordana Rabelo revela a necessidade de ações de saúde mental para profissionais que trabalham em ambulatórios oncológicos

 

A professora do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Ma. Jordana Rabelo Bergonso, teve seu artigo de pesquisa publicado na Revista Laborativa, uma publicação semestral da coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com o Laboratório de Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) – Campus de Assis.

 

O artigo, intitulado “Aprendizado e Sofrimento: Vivências Laborais em um Ambulatório Oncológico”, é fruto da dissertação de mestrado da professora Jordana, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista em outubro de 2023.

 

O estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos às vivências laborais em um ambulatório oncológico, contando com a participação de 20 profissionais da área. Usando uma entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados, a pesquisa aplicou uma análise de conteúdo clínico-qualitativa.

 

Os resultados revelaram a existência de vivências laborais tanto positivas quanto negativas entre os participantes. Estas experiências foram associadas a mudanças nos sistemas de valores pessoais, bem como a desdobramentos psicológicos derivados do contato com pacientes oncológicos cujo tratamento não alcança os resultados esperados.

 

Diante desse panorama, o artigo sugere que a oferta de ações de saúde mental voltadas aos profissionais de ambulatórios oncológicos se mostra como uma medida recomendável. Tais iniciativas visam proporcionar uma reflexão coletiva sobre os fatores que podem potencializar tanto o prazer quanto o sofrimento no ambiente de trabalho em saúde.

 

Além disso, a pesquisa aponta para a necessidade de estudos interventivos que busquem esclarecer os formatos mais adequados para o fornecimento de suporte emocional e psicológico a esses profissionais, visando promover um ambiente de trabalho mais saudável e resiliente.

 

O artigo da professora Jordana Bergonso traz contribuições significativas para o campo da saúde mental ocupacional, destacando a importância de abordagens preventivas e de intervenções eficazes no contexto dos ambulatórios oncológicos. Sua publicação na Revista Laborativa reforça o compromisso da FEMA e da Unesp com a produção e difusão do conhecimento científico.


Estudante de Química Industrial da FEMA apresenta trabalho em simpósio

Pesquisa sobre atividade antiglicante de nanopartículas de prata foi apresentado durante o ...

Leia mais

Estudantes desenvolvem projeto rumo à criação da primeira startup da FEMA

Projeto de criação de leveduras desenvolvido por Matheus Bertuletti e Otávio Gatti recebe apoio ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos