Professora da FEMA tem artigo publicado em revista científica
Pesquisa analisa como razão e emoção influenciam decisões financeiras e destaca a importância da Educação Financeira

A professora Ma. Valquíria Batista Bueno, que leciona nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve um artigo publicado na Revista Cocar, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O trabalho, intitulado “Razão e emoção e sua relação com o comportamento financeiro”, foi desenvolvido em coautoria com o professor Dr. Carlos Cesar Garcia Freitas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
O estudo analisou como razão e emoção influenciam diretamente decisões financeiras individuais e destacou que ambas devem ser contempladas na Educação Financeira. Para isso, os autores realizaram uma pesquisa descritiva com entrevistas semiestruturadas a profissionais de diferentes áreas, utilizando a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD).
Os resultados mostraram que, mesmo sem formação em Educação Financeira e independentemente do perfil de consumo, todos os entrevistados baseiam seus hábitos financeiros em valores emocionais. A constatação reforça a importância de trabalhar, antes de técnicas e ferramentas de gestão, a construção de uma mentalidade voltada ao desenvolvimento de atitudes financeiramente sustentáveis.
A Revista Cocar é reconhecida nacional e internacionalmente, reunindo contribuições de pesquisadores do Brasil e do exterior, e possui classificação Qualis A2, uma das mais relevantes na área acadêmica.
O artigo completo está disponível no site da Revista Cocar: Clique aqui para acessar!
Posts relacionados

Curso de Administração é premiado no 30º CONAD
O curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) marcou presença ...
Leia mais
Estudantes de Administração participam de plantio no Parque das Águas
Na manhã do dia 26 de setembro de 2025, um grupo de estudantes do 1º ano do curso de ...
Leia mais