Professora da FEMA recebe Menção Honrosa
A professora da FEMA, Maria José Caetano F. Damaceno, participa de congresso em Fortaleza-CE, que reúne representantes da comunidade científica internacional e recebe Menção Honrosa pela pesquisa sobre o envelhecimento populacional, que submeteu e discutiu durante o evento
O Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional e em 2018 aconteceu a sua 7ª edição, de 10 a 13 de julho, em Fortaleza-CE. A professora mestra Maria José Caetano F. Damaceno, que leciona nos cursos de Enfermagem e Medicina, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou desse evento e recebeu Menção Honrosa pela pesquisa científica que foi submetida e discutida na modalidade oral.
O trabalho intitulado “O Envelhecimento no Cenário da Estratégia Saúde da Família: análise temática dos Gestores e Profissionais” trata sobre as consequências e os cuidados que se deve ter sobre um fenômeno que o país está vivenciando: o envelhecimento populacional. “É de suma importância a participação em um encontro como esse, é momento de se atualizar, bem como tem possibilitado compartilhar minhas pesquisas em envelhecimento humano, em todos os seus âmbitos”, disse a professora.
Maria José explica também que, não apenas a assistência previdenciária será afetada, mas outros setores também, como a saúde. O qual necessita apoderar- se de elementos para a gestão do cuidado, já que, com o envelhecimento populacional, a incidência de doenças crônicas tende a elevar-se. “Nesse sentido, para a promoção do envelhecimento ativo e saudável da sociedade é imprescindível atentar-se além das diretrizes da Política Nacional de Atenção ao Idoso (PNSI), como por exemplo, a concepção dos profissionais da saúde sobre o processo de envelhecer.”, falou Maria José. Para finalizar, a professora convida à reflexão: “Como cada de nós está visualizando o idoso em seu meio social?”
A professora da FEMA também participou do mesmo congresso em 2017 na Espanha, debatendo pesquisa que aborda as dificuldades enfrentadas para a efetivação da PNSI em nosso país. Para o ano de 2019, o encontro está programado para acontecer em Lisboa (Portugal). O Congresso incentiva a submissão dos artigos científicos que focam nos diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, podendo ser na Educação, Saúde, Ciências Sociais, Engenharia, Tecnologia e outros.
Posts relacionados
Estudante e professora de Publicidade publicam artigo na Revista IniciaCom
A estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis ...
Leia maisCPA da FEMA | Transparência e melhoria contínua para crescimento institucional
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...
Leia mais