Notícias FEMA

Professor Ulysses Guariba toma posse

Presidente do Conselho Curador da Fema, também é representante da AIMES-SP

O professor Ulysses Telles Guariba Netto, presidente do Conselho Curador da Fema, tomou posse na quarta-feira, dia 10, como conselheiro suplente no Conselho Estadual de Educação de São Paulo, nomeado pelo governador Geraldo Alckmin.

“Na prática, continuo participando das comissões de ensino superior. Represento não apenas a Fema, mas também a AIMES, a Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo”, destaca o professor, reconduzido ao mandato pelos próximos dois anos.

A AIMES-SP surgiu em 2014 e reúne mais de 30 instituições do estado que, juntas, somam mais de 60 mil estudantes. As unidades de ensino compostas na associação adotam um modelo administrativo híbrido. As autarquias e fundações seguem as mesmas normas impostas às públicas, mas podem utilizar práticas de mercado próprias da iniciativa privada, como a cobrança de mensalidade.

“No Conselho Estadual, quero representar essas instituições. É importante sermos reconhecidos e buscar uma presença maior no cenário político”, destaca o professor Ulysses Guariba. “É preciso que as várias instâncias de ensino, como o Conselho Federal, o MEC, secretarias de Educação, estejam cada vez mais integradas, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Bernardete Angelina Gatti, eleita nova presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. (Foto: Paulo César/SEE-SP)

Bernardete Angelina Gatti, eleita nova presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. (Foto: Paulo César/SEE-SP)

Após a solenidade de posse, os novos conselheiros elegeram o presidente e o vice-presidente para o mandato de 2016/2017. A professora e pesquisadora Bernardete Angelina Gatti e o professor Francisco Antonio Poli foram escolhidos presidente e vice-presidente, respectivamente.

Os integrantes do Conselho Estadual de Educação de São Paulo atuam no estabelecimento de regras para todas as escolas das redes estadual, municipal e particular, desde a educação infantil, até o Ensino Médio e profissional, nas modalidades presencial e a distância. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos.

A cerimônia de posse e a eleição aconteceram na quarta-feira, pela manhã, na sede da Secretaria de Educação de São Paulo, na praça da República, centro da capital paulista.

Crescimento da Fema

Para o professor Ulysses Telles Guariba Netto, que dirige pela segunda vez a Fundação Educacional do Município de Assis, a presença no Conselho Estadual de Educação é importante para o crescimento da Fema. “Estando lá, abrem-se as portas para ampliar nossos cursos. Queremos que a Fema avance para se transformar em um centro universitário”.

A fundação, ao longo de sua história, atua para trazer um ensino de qualidade que atenda aos interesses e necessidades da comunidade regional.  A Fema oferece os cursos de Administração, Análise de Sistemas, Ciências da Comunicação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fotografia, Gestão de Agronegócio, Gestão Pública, Medicina, Publicidade e Propaganda, Química Industrial e Tecnologia de Alimentos, além da Pós-Graduação e cursos de extensão.

Membros atuais do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. (Foto: Paulo César/SEE-SP)

Membros atuais do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. (Foto: Paulo César/SEE-SP)

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos