Notícias FEMA

Professor Reynaldo Campanatti assume papéis de destaque no CREA-SP

Como conselheiro e membro titular no CIES, o engenheiro trabalha para aprimorar o ensino superior e a qualificação profissional na área de Engenharia

O professor e engenheiro Dr. Reynaldo Campanatti, com mais de 30 anos de experiência atuando na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), iniciou em fevereiro deste ano seu segundo mandato consecutivo como Conselheiro estadual titular no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Em março, assumiu também como membro titular no Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES), órgão consultivo para questões do ensino superior relacionadas à Engenharia no estado de São Paulo.

Segundo o professor Campanatti, ambas as funções são honoríficas, voluntárias e consideradas de relevante serviço prestado à sociedade e à comunidade profissional. Ele ressalta que as atribuições como Conselheiro são diversas, incluindo contribuir nos debates e relatos de processos das Câmaras especializadas e das Comissões permanentes ou especiais, participar do julgamento de casos de infração à legislação e ao código de ética profissional, além de participar da aplicação de penalidades e multas e elaboração de normas para fiscalização.

O professor Campanatti destaca a importância da função de titular do CREA-SP, especialmente no que se refere à avaliação dos alunos dos cursos de formação de engenheiros. “Quando o curso está caminhando para formar uma turma, a faculdade tem que enviar para análise do CREA toda a documentação dos alunos e do projeto do curso. A partir do momento em que esses alunos se formarem pela faculdade, o CREA vai analisar esses documentos e atestar as atribuições desses formandos para atuarem no mercado de trabalho como engenheiros. A faculdade dá a formação, e o CREA dá as atribuições para esse formado atuar no mercado de trabalho, dentro do curso de formação de engenheiro que ele optou”, explica Campanatti.

Com relação à sua nova função no CIES, ele esclarece que este é um órgão consultivo do CREA que reúne aproximadamente 80 engenheiros de diferentes modalidades, os quais discutem a formação dos engenheiros e propõem mudanças ao CREA, refletindo assim na vida dos alunos. “Um debate que tem sido iniciado com bastante força no CIES é sobre a questão dos cursos de engenharia EAD. Há um debate importante, há muitas preocupações a respeito, e esse debate provavelmente vai se aprofundar, dado que nós temos observado grandes problemas em muitos cursos EAD em relação à formação de engenheiros. Então tudo isso reflete diretamente na vida dos alunos”, finaliza. Ele considera este trabalho como um serviço relevante prestado à comunidade em geral, aos profissionais e também aos futuros profissionais dos cursos de Engenharia.

FEMA promove a 2ª Semana de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

Evento reuniu estudantes, professores e profissionais do mercado para discutir inovações e ...

Leia mais

Inscrições abertas para a 2ª Semana de Engenharia e Arquitetura da FEMA

Evento promove atualização profissional, integração entre áreas e conscientização sobre ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos